O SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL E O PAPEL DAS COOPERATIVAS EM GOIÁS/The Social Fuel Seal and the role of cooperatives in Goiás/El Sello Combustible Social y el papel de las cooperativas en Goiás
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i44.5278Palabras clave:
Políticas públicas, desenvolvimento rural, organizações socioeconômicasResumen
O presente trabalho analisou o papel do cooperativismo da agricultura familiar na ação de compra de matérias-primas oleaginosas para no âmbito do Selo de Combustível Social do Programa Nacional para Produção e Uso de Biocombustíveis – PNPB - no estado de Goiás. O processo emergiu no estado a partir de uma ação pública de trabalho de nivelamento de informações e mobilização da base do público. Constatou-se que as cooperativas fazem diferença significativa em aumentar poder de mercado, escala e valor adicionado para os agricultores. Destacou-se também que as organizações cooperativas, cuja natureza é econômica, vão além desta, se articulando com as representações sociopolíticas dos agricultores para pleitearem melhorias nas disposições dos programas, preços, pagamentos e serviços, aumentando consideravelmente o poder de barganha da agricultura familiar. Contudo, foram levantados pontos críticos de fragilidade para a sustentabilidade do Programa em relação às características socioeconômicas da agricultura familiar e a dinâmica socioespacial desta no Estado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.