JUVENTUDES CAMPONESAS: PROTAGONIZANDO ESPERANÇAS, EMANCIPANDO SUJEITOS/Peasant youth: leading hopes, emancipating subjects/Juventudes campesinas: protagonizando esperanzas, emancipando sujetos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i44.5210

Palabras clave:

Agroecologia, juventude, soberania alimentar

Resumen

O objetivo do trabalho foi elucidar questões inerentes ao protagonismo e percepções dos jovens camponeses nos processos de desenvolvimento rural. Trata-se de um estudo a partir da observação participante junto às atividades da 1ª turma do Residência Agrária Jovem, acontecido como parte do projeto intitulado ‘’Juventude Rural: fortalecendo a inclusão produtiva na Zona da Mata e Brejo Paraibano’’ do PRONERA/UFPB/CNPq. O processo de aprendizagem do projeto foi realizado pela metodologia em alternância. Notou-se que o curso fez com que os estudantes enxergassem a força, potencial e coragem que tinham e que antes estava resguardada. O curso contribuiu não só com questões mais íntimas, mas também em relação aos discentes terem um maior conhecimento sobre reforma agrária, agroecologia, agricultura orgânica, elaboração de trabalhos, projetos e outras questões teóricas e práticas. O residência agrária jovem fez com que as juventudes se permitissem auto conhecerem, melhorando a visão política dos mesmos, otimizando a inserção da dimensão ecológica e técnico-econômica no processo produtivo local, e fazendo com que a dimensão social se entrelace em suas vidas para que possam ter melhor qualidade de vida e contribuam com a soberania alimentar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexandre Eduardo de Araujo, Universidade Federal da Paraíba

Agroecologia, Extensão Rural, Desenvolvimento Sustentável, Educação Contextualizada, Vulnerabilidades Sociais, Desertificação.

Luana Fernandes de Melo, Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia)/UFPB

Bacharel em Agroecologia. Nutricionista. Bolsista CAPES. Mestranda no PPGCAG.

Luana Patrícia Costa Silva, PPGE/CE/UFPB

Doutoranda em Educação, linha de pesquisa Educação Popular. Mestra em Agroecologia, Especialista em Educação para ConvivÊncia com o Semiárido e Licenciada em Ciências Agrárias.

Publicado

2018-08-27

Cómo citar

Araujo, A. E. de, Melo, L. F. de, & Silva, L. P. C. (2018). JUVENTUDES CAMPONESAS: PROTAGONIZANDO ESPERANÇAS, EMANCIPANDO SUJEITOS/Peasant youth: leading hopes, emancipating subjects/Juventudes campesinas: protagonizando esperanzas, emancipando sujetos. REVISTA NERA, (44), 116–133. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i44.5210

Número

Sección

ARTÍCULOS