LOS SONIDOS DEL SILENCIO. FORMAS DE RESISTENCIA DE LOS OBREROS ASALARIADOS EN LA AGRICULTURA PAMPEANA ARGENTINA/Os sentidos do silêncio. Formas de resistência dos trabalhadores assalariados na agricultura pampeana argentina
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i35.4365Palabras clave:
Trabalhadores – Agronegocio – Resistencias – Conflictos - ArgentinaResumen
Este artigo pretendeu salvar algumas das modalidades do resistência silenciosa dos trabalhadores agrícolas pampeanos, que surgen diariamente fruta de suas contradições com a relação de salário pela qual eles são integrados ao agronegocio. Discutese a idéia que na agricultura pampeana não existiria conflitos capital-trabalho e ao mesmo tempo, oferecemse elementos para explicar seu natureza especial, "silenciosa" e limitada. Ultimamente, recuperase o valor destas expressões goste de fissuras internas do capitalismo agrário pelo qual as expressões populares e subordinadas emergem frente à harmonia aparente e homogeneidade social proposta pela fala do agronegocio. Metodologias de tipo qualitativo são usadas, tanto nisso recorrido à análise de documentos históricos -centralmente judicial- como fundamentalmente testemunhos orais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.