A CATEGORIA RENDA DA TERRA: DA ECONOMIA POLÍTICA À GEOGRAFIA AGRÁRIA/ The land income category: from political economy to agrarian geography/ La categoría de ingresos de la tierra: la economía política de la geografía agraria
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i37.4029Palabras clave:
Economia política, geografia agrária, Oliveira, renda da terraResumen
O presente texto é fruto dos nossos estudos de pós-doutoramento sob a produção teórica e metodológica do prof. Dr. Ariovaldo Umbelino de Oliveira. Assim, busca-se demonstrar a apropriação da Geografia Agrária da categoria renda da terra advinda da Economia Política e seus significados para os estudos Agrários. Hodiernamente, o capitalismo financeiro em seu processo de territorialização e monopolização do território impacta o mundo do campo produzindo estratégias importantes capazes de drenar para a classe de proprietários a mais-valia sob a sujeição da renda da terra. Para Oliveira, esse momento de mundialização do capital redefine o processo de sujeição de renda da terra capitalizada sem expropriar a terra do camponês.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.