ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA COMO AGENTES DE RECUPERAÇÃO DA COBERTURA VEGETAL EM PAISAGENS DEGRADADAS DE MATA ATLÂNTICA NA REGIÃO NORTE FLUMINENSE (Land Reform Settlements as agents of vegetation cover recovery of Atlantic Forest degraded ...)
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i25.2490Palabras clave:
Reforma agrária, assentamentos, dinâmica de paisagens, Mata Atlântica, cobertura vegetal.Resumen
O presente estudo visa contribuir para o debate teórico entorno dos impactos decorrentes do desenvolvimento de assentamentos de reforma agrária (ARAs) na dinâmica de paisagens. Um pressuposto norteador a este debate é que os resultados dos estudos na Amazônia brasileira implicam numa perda de perspectiva dos aspectos positivos que podem advir do estabelecimento dos ARAs, em paisagens de Mata Atlântica altamente fragmentadas e historicamente dominadas por monoculturas. O objetivo deste estudo foi realizar uma análise espaço-temporal do uso e cobertura da terra em dois ARAs localizados na Região Norte Fluminense. Os resultados apontam impactos positivos após o estabelecimento dos ARAs estudados, principalmente devido ao incremento da área cultivada, redução da exposição dos solos e das queimadas, bem como a ocorrência de processos naturais de recomposição da cobertura vegetal. Esta constatação denota um aumento da complexidade envolvida nos estudos a respeito dos impactos causados pelo desenvolvimento dos ARAs na dinâmica da cobertura e do uso da terra.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.