FORMAÇÃO DE COLETORES DE SEMENTES NATIVAS DA MATA ATLÂNTICA (Formation of seed collectors of native rainforest)

Autores/as

  • Rafael Navas Silva Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ/USP
  • Ivone da Silva FATEC Capão Bonito
  • Cibele Chalita Martins UNESP

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i24.2404

Palabras clave:

sementes florestais, produto florestal não madeireiro, projetos socioambientais, metodologias participativas, sementes nativas.deireiro, sementes nativas.

Resumen

Esta pesquisa analisou a formação de grupos de coletores de sementes nativas da Mata Atlântica, na região Sudoeste Paulista e a renda gerada pela atividade entre os anos de 2003 a 2009, por meio da experiência da Rede Comunitária de Produção de Sementes Nativas. As técnicas de pesquisa foram qualitativas, com entrevistas estruturadas e semiestruturadas e observação participante com os agricultores que realizam a atividade e com a Instituição executora do projeto e análise de relatórios. Antes da realização do mesmo, a renda média mensal obtida era de R$ 200,00 por agricultor. Após a realização das capacitações e parcerias, esta passou para R$ 600,00. A ampliação do projeto em anos posteriores promoveu a entrada de novos coletores, porém, não houve capacitações para os mesmos e ampliação de mercado para venda, acarretando na queda da qualidade das sementes e na renda obtida, refletindo na redução do número de pessoas dedicadas à coleta. O maior entrave observado para atividade na região é que a coleta é realizada em áreas privadas, não havendo permissão de georreferenciamento para marcação das árvores matrizes, dificultando o cumprimento da legislação e a venda é realizada com intermédio de outra Instituição, com redução do valor recebido pelos coletores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Navas Silva, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ/USP

Graduado em Engenharia agronômica pela FCAV-UNESP, Doutor em Ecologia Aplicada pela ESALQ/USP. Atuo nas tematicas Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel e Povos e Comunidades Tradicionais.

Ivone da Silva, FATEC Capão Bonito

Tecnóloga em Silvicultura pela FATEC Capão Bonito.

Cibele Chalita Martins, UNESP

Engenheira agrônoma, Professora, Doutora, Departamento de Produção Vegetal, Faculdade de ciênciasAgrárias e Veterinária – FCAV, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil

Publicado

2014-07-05

Cómo citar

Silva, R. N., Silva, I. da, & Martins, C. C. (2014). FORMAÇÃO DE COLETORES DE SEMENTES NATIVAS DA MATA ATLÂNTICA (Formation of seed collectors of native rainforest). REVISTA NERA, (24), 122–132. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i24.2404

Número

Sección

ARTÍCULOS