ASPECTOS DA FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA PAULISTA: UM ESTUDO BASEADO NO DATALUTA JORNAL DE 1988 A 2010 (Aspects of the formation of public opinion paulista: a study based on DATALUTA Jornal from 1988 to 2010)
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i23.2081Palabras clave:
Camponeses, Ruralistas, Representação, Disputa Territorial Paradigmática, São Paulo - Pontal do ParanapanemaResumen
O DATALUTA Jornal é um banco de dados com mais de 50 mil recortes de jornais arquivados relativos a notícias sobre a questão agrária brasileira. A partir desse acervo, as disputas territoriais as quais buscamos evidenciar nesse artigo, são àquelas relativas a formação da imagem e representação que reflete na luta entre classes sociais, aqui representadas especialmente pelo campesinato e ruralistas. Os conflitos e conflitualidades que são expressas no território paulista através da construção da opinião pública e seus estereótipos através da imprensa, de 1988 a 2010, se desenrolam em duas frentes ideológicas, o PQA (Paradigma da Questão Agrária) e PCA (Paradigma do Capitalismo Agrário). O território imaterial difundido por jornais como O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Oeste Notícias e O Imparcial legitima a ideologia da burguesia agrária e do Estado capitalista, criminalizando ações sociais que deveriam ser de interesse nacional. Nesse momento então, nosso objetivo é salientar e fazer visível a disputa territorial conceitual desde a formação desses paradigmas até a sua disposição como constituinte importante da formação da opinião pública no estado de São Paulo com ênfase para o Pontal do Paranapanema.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.