EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ENCRUZILHADA ENTRE EMANCIPAÇÃO VERSUS REINO DO CAPITAL: UMA LEITURA FILOSÓFICA

Autores/as

  • Claudemiro Godoy do Nascimento Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i18.1346

Palabras clave:

Educação do campo, emancipação, capitalismo, teoria marxista.

Resumen

Queremos neste artigo apresentar a partir da teoria marxista uma análise epistemológica e crítica sobre a educação do campo que nos últimos anos se tornou um referencial político no Brasil. Não temos dúvida de sua importância pedagógica, política e cultural. Nossa preocupação pauta-se em discutir se as práticas existentes da educação do campo constituem-se enquanto força contrária ao espírito do capitalismo. Por isso mesmo provocamos o debate teórico e filosófico acerca da categoria “emancipação”.

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Publicado

2012-04-18

Cómo citar

Nascimento, C. G. do. (2012). EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ENCRUZILHADA ENTRE EMANCIPAÇÃO VERSUS REINO DO CAPITAL: UMA LEITURA FILOSÓFICA. REVISTA NERA, (18), 106–124. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i18.1346