Os Fiagros, o capital fictício e a financeirização recente do agronegócio brasileiro / The Fiagros, the fictitious capital and the recent financialisation of brazilian agribusiness / Les Fiagros, le capital fictif et la financiarisation récente du agrobusiness au Brésil
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v27i2.10025Palabras clave:
Fiagros, Financeirização, Endividamento, CriseResumen
Este artigo traz um balanço preliminar da constituição e da atuação recente dos Fundos de Investimento das Cadeias Agropecuárias, os Fiagros, criados em 2021. Procura-se aqui compreendê-los como parte do desdobramento de mecanismos financeiros, criados desde a década de 1990 pelo processo de securitização das dívidas do agronegócio brasileiro. Teoricamente, analisamos o atual momento pautado pela “inflação de ativos financeiros” por meio do conceito de “capital fictício” e, assim, propomos um entendimento da atual fase de “financeirização” da agricultura e da terra no Brasil. Deste modo, observamos, por meio dos Fiagros, uma renovação de promessas de valorização de produções agropecuárias entrelaçadas a “circuitos de endividamento”, pressionando para a expansão da produção e da produtividade na agricultura, muitas vezes agravando a conflitualidade no campo e reforçando uma caracterização crítica da reprodução do agronegócio brasileiro.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 REVISTA NERA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.