TERRA, CAPITAL, TRABALHO: DAS MÃOS QUE TECEM TERRITÓRIOS DE VIDA, LUTA E RESISTÊNCIA AOS IMPACTOS DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO / Land, capital, labour: from the hands that weave places of residence, struggle and resilience to impacts on economic development / Tierra, capital, trabajo: de las manos que tejen territorios de la vida, lucha y resistencia a los impactos del desarrollo económico
Keywords:
Comunidades tradicionais, comunidades ribeirinhas, luta pela terra, acumulação por espoliação.Abstract
O trabalho em foco busca evidenciar a partir de relatos de lideranças, o processo de luta socioterritoriais em comunidades tradicionais do litoral sergipano. Entende-se que o território é um processo dialético da totalidade no que tange às transformações das relações de produção social, ou seja, o território é pensado aqui, como produto dos conflitos estabelecidos pelas relações sociais contraditórias. Tendo este cenário posto, esta nota é dividida em três dimensões: Terra, Capital e Trabalho, onde busco analisar como o avanço do capital sob a retórica do desenvolvimento econômico, impacta a reprodução social de povos e comunidades tradicionais.
Como citar esta memória fotográfica:
ARAÚJO, Jhonatas Ramos Macario de. Notas/Memórias Fotográficas: Terra, capital, trabalho: das mãos que tecem territórios de vida, luta e resistência aos impactos do desenvolvimento econômico. Revista NERA, v. 24, n. 57, p. 327-334, Dossiê I ELAMSS, 2021.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.