IMPACTOS DA CULTURA DA SOJA NO ÊXODO RURAL NA ARGENTINA (1990 – 2017)/ Impacts of soy cultivation on rural exodus in Argentina (1990 – 2017)/ Impactos del cultivo de soja en el éxodo rural en Argentina (1990 – 2017)
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i55.7258Keywords:
Sojización, êxodo rural, expansão da fronteira agrícola, correlação, regressão.Abstract
A cultura da soja ocupa lugar de destaque na produção agrícola da Argentina. Porém, seu avanço, resultante da expansão da fronteira agrícola, promoveu problemáticas que expressam as contradições do modelo produtivo agropecuário adotado pelo país. Exemplo disso é a acentuação da concentração fundiária e sua interface com o êxodo de produtores de media e pequena escala que não puderam continuar com suas atividades produtivas durante o avanço da sojización. No esforço de detalhar tal processo, analisamos dados da expansão da área plantada com soja na Argentina e a variação da população rural do país, numa série histórica de 1990 e 2017, a fim de analisar o comportamento e estabelecer a relação entre essas duas variáveis. Foi utilizado um modelo de regressão linear simples e de duas variáveis para verificar a existência dessa relação. Os resultados demonstram que há correlação entre o avanço da área plantada com soja e a redução da população rural no país, o que permitiu desenvolver uma equação que expresse a relação entre estas variáveis. Diante isto, comprova-se que o efeito da expansão da fronteira agrícola destinada para o desenvolvimento dessa cultura é um elemento importante, ainda que não o único, para explicar os processos do êxodo rural na Argentina.
Como citar este artigo:
GALVÁN, Gabriel Horacio; RIBEIRO, Dinalva Donizete. Impactos da cultura da soja no êxodo rural na Argentina (1990 – 2017). Revista NERA, v. 23, n. 55, p. 383-401, set.-dez., 2020.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.