AS TÁTICAS SUSTENTÁVEIS PARA UM MELHOR GERENCIAMENTO DO TERRITÓRIO NO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT/ Sustainable tactics for better territory management in the municipality of Cáceres-MT/ Tácticas sostenibles para una mejor gestión del territorio en el municipio de Cáceres-MT
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i50.5877Keywords:
Ambiente pantaneiro, grupos socioambientais, conflitoAbstract
A questionável forma de desenvolvimento apregoado na atualidade vem cada vez mais tornando fundamental que tenhamos cuidados essenciais para a preservação do meio ambiente. Dessa forma, torna-se cada vez mais urgentes que práticas sustentáveis sejam utilizadas e aplicadas pela sociedade em prol de um ambiente sadio e de um bem-estar coletivo. Está pesquisa tem por escopo apresentar alguns projetos sustentáveis desenvolvidos por grupos sociais, organizações e ONGs no território cacerense, e que visam o bem-estar social e ambiental, objetivando visibilizar ações/lutas desenvolvidas por grupos socioambientais que atuam em defesa do ambiente pantaneiro. Utilizou-se como metodologia de estudo a revisão bibliográfica para o embasamento teórico, com autores que discutem os temas abordados; pesquisa documental em jornais e sites oficiais e visita in loco, com entrevistas, participação em eventos e atividades. Como resultados da pesquisa pode-se contatar que os grupos socioambientais envolvidos nesses projetos sustentáveis percebem o rio Paraguai e o meio ambiente em sua totalidade, como um bem de valor inigualável; sendo visível os cuidados ambientais e o sentimento de admiração por este bem natural. Todos lutam em prol de uma causa comum, preservar o ambiente pantaneiro para que as gerações atuais e futuras possam ter um lugar habitável e socioeconomicamente sustentável.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.