QUESTÕES RURAIS E CAMPESINATO: UMA ENTREVISTA COM TEODOR SHANIN
Keywords:
campesinato, Rússia, rural, pensamento agrárioAbstract
Entre os dias 13 a 16 de outubro de 2017, ocorreu a conferência "New Extractivism Peasantries and Social Dynamics: Critical Perspectives and Debates", em Moscow, Rússia. A conferência, organizada anualmente pelo BRICS Initiative in Critical Agrarian Studies, reuniu especialistas dos cinco continentes para debater criticamente as problemáticas agrárias sob o prisma da Economia Política Agrária, Geografia, Sociologia e Agroecologia. Após a conferência e a realização de um trabalho de campo, conversamos com o professor Teodor Shanin sobre sua trajetória acadêmica, o pensamento agrário russo, desafios e possibilidades de compreender a atualidade. O professor Teodor Shanin, presidente da Escola de Ciências Sociais e Econômicas de Moscou, é um conceituado sociólogo cujo compromisso de longa data com o estudo das sociedades camponesas consolidou sua prolífica carreira acadêmica, na qual escreveu mais de 100 publicações e livros importantes, como “Peasants and Peasant Societies” e “Marx Tardio e a Via Russa – Marx e as Periferias do Capitalismo”.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.