CONFLICTOS POR LA JUSTICIA AMBIENTAL EN LA PROVINCIA DE CHACO: DISPUTAS EN TORNO AL DAÑO Y LA SUSTENTABILIDAD EN POBLACIONES RURALES/Conflitos por justiça ambiental na província do Chaco: disputas em torno do dano e a sustentabilidade em populações rurais/Conflicts for environmental justice in the province of Chaco: disputes about damage and sustainability in rural populations
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i37.4713Keywords:
justiça ambiental - campesinato - povos indigenas - ChacoAbstract
A questão ambiental na Argentina vem tomando uma maior influência nas propostas das organizações camponesas e indígenas nos conflitos resultantes do modelo de desenvolvimento do agronegócio sobre seus territórios. Desta forma, os movimentos camponeses e indígenas vem, parafraseando Enrique Leff, percorrendo um novo caminho para a sustentabilidade, baseado numa racionalidade ambiental, e promovendo e legitimando novos direitos ambientais, culturais e coletivos. O objetivo deste trabalho refere-se ao analisi e compreensao dos litígios pela justiça ambiental que envolvem as populações rurais na província de Chaco. Partimos da ideia de que o litígio é uma construção social, que o mesmo padrão de comportamento pode ser transformado-se em conflitos ou não, de acordo com a sociedade, grupo social ou contexto das interações onde acontece. Para que a disputa aconteça, como indica Boaventura de Sousa Santos, é necessário que a vitima considere que o dano é remediável de alguma forma ou, pelo menos, que o dano pode ser interrompido. É nosso interesse principalmente pesquisar como os diferentes sujeitos envolvidos na disputa constroem a ideia do dano e, portanto, da sustentabilidade, e por sua vez lutam por sua definição.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.