O ESTUDO DO LUGAR NA ESCOLA DO CAMPO/The study of the Place in the School of the Countryside
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i30.3296Keywords:
Lugar, educação do campo, escola do meio ruralAbstract
O texto é um estudo inserido no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Com a finalidade de investigar, nas esferas teórica e prática, sobre o lugar – do campo -, com o viés centrado na Educação Infantil, buscou-se fazer um estudo do lugar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A investigação trata o lugar como uma categoria significativa para contextualização sócio-histórica do espaço. Para isso, utilizou-se da abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores da Geografia e da Educação do Campo, com o objetivo de trazer à discussão aspectos importantes da relação lugar e escolas do meio rural e suas imbricações com o processo de ensino e de aprendizagem, em interface com os sujeitos dessa relação. Essa proposta pretende contribuir para o fortalecimento da ideia de que a concepção de lugar é uma ferramenta-chave para o conhecimento dentro da Educação Infantil no campo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.