CONHECENDO A QUESTÃO AGRÁRIA POR SEUS ATORES (knowing the land question by its actors)
Keywords:
Conflito agrário, camponeses, latifundiários, entrevistas, terra.Abstract
O paper é resultado de pesquisa de pós-doutoramento, onde o primeiro intuito foi realizar um estudo quantitativo sobre a violência agrária no Brasil. Posteriormente, o autor chegou a conclusão que necessitava incorporar à pesquisa um estudo de campo, com entrevistas aos personagens centrais deste cenário, onde de um lado temos os grandes proprietários e de outro os camponeses. No meio, as autoridades. As entrevistas se mostraram muito relevantes para que o próprio autor compreenda e possa passar aos leitores os determinantes da violência agrária. É essencial a visita in loco onde mais se mata por terra no país, ou seja, nas regiões sul e sudeste do estado do Pará, campeã em mortes em disputas por terra. Inclusive, o recente período democrático foi mais cruel em quantidade de mortos por conflitos de terra, totalizando cerca de 1.500 vítimas fatais, do que a quantidade de vítimas no período militar. Essa descoberta foi uma surpresa, pois esperava-se que a ditadura teria registrado mais mortes do que o período democrático. Devido a limitação de espaço nesse presente relatório, foram deixadas apenas as partes mais centrais das entrevistas e os comentários do autor.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.