Gestão Socioambiental nas unidades de conservação do Maranhão: Características, conflitos e perspectivas

Autores/as

  • Francisco Wendell Dias Costa Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Campus de Presidente Prudente, Brasil
  • Paulo Roberto Mendes Pereira FCT-UNESP

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i6.5385

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar o processo de gestão socioambiental das Unidades de Conservação do Maranhão, tendo em vista a compreensão dos instrumentos da legislação ambiental e a participação das comunidades nesse processo com perspectiva de superar os desafios atuais e futuros. A pesquisa foi realizada com base nos métodos de abordagem qualitativa descritiva e no método hipotético-dedutivo, apoiados nos seguintes procedimentos metodológicos: levantamento e análise de material bibliográfico e pesquisa em sites especializados. Os resultados evidenciam que a legislação ambiental do estado Maranhão é representada pela Lei n° 5.045/92 que instituiu o Código de Proteção do Meio Ambiente e pelo Sistema Estadual de Unidades de Conservação da Natureza do Maranhão instituído pela Lei n° 9.413/11. Mesmo existindo uma legislação pertinente para às áreas protegidas no território maranhense, ela ainda apresenta pouca eficiência verificado com o avanço de impactos socioambientais causados pela especulação imobiliária, desmatamento, avanço de atividades agropastoris.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Wendell Dias Costa, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Campus de Presidente Prudente, Brasil

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão. Pós-graduado (Especialista) em Gestão Interdisciplinar do Meio Ambiente e Educação Ambiental pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano. Mestre em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da Universidade Estadual do Maranhão. Professor da Educação Básica do Município de Anajatuba-MA, atuando nas séries finais do ensino fundamental. Foi professor do ensino médio da rede privada de São Luís. Integrou o Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais exercendo a função de auxiliar de pesquisas. Integrante do grupo de pesquisa LIDA/UEMA e GADIS/UNESP-PP com função de pesquisador. Atualmente é Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" campus Presidente Prudente e bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão - FAPEMA. Trabalha nos seguintes temas: impactos socioambientais; educação ambiental; políticas públicas voltadas para áreas protegidas; planejamento ambiental; ordenamento e gestão territorial e ecoturismo em Unidades de Conservação.

Publicado

2018-12-05

Cómo citar

DIAS COSTA, F. W.; PEREIRA, P. R. M. Gestão Socioambiental nas unidades de conservação do Maranhão: Características, conflitos e perspectivas. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 6, p. 1–24, 2018. DOI: 10.35416/geoatos.v1i6.5385. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/5385. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artículos