A Constituição do Futebol no estado do Paraná Como Reflexo do Avanço Urbano e dos Transportes no Século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/2022.8488

Resumo

O futebol, como manifestação lúdica urbana, chega ao paraná na virada do século XIX para o século XX, em um momento de mudanças no estado. O avanço urbano, industrial e ferroviário permite que as localidades urbanas desenvolvam inúmeras formas de expressão, sendo o lúdico uma delas. A maior complexidade das redes e a consequente melhor conexão espacial, contribuiu para que os diferentes espaços se modificassem mais rapidamente no estado, mas, ainda assim, a constituição dos meios de transporte, voltados para os produtos de exportação, fez com que houvesse uma distribuição desigual da técnica que, posteriormente, contribuiu para a fraca conexão entre regiões do estado, sobretudo entre o Norte e o Paraná Tradicional. A dificuldade de comunicações entre essas duas regiões, curiosamente, influenciou no futebol do estado, que só teve um campeonato estadual unificado na década de 1960, durante o Projeto Paranaense de Desenvolvimento. Constatou-se que a falta de uma via de transporte barata e de fácil acesso entre o Paraná Tradicional e o Norte do estado, contribuiu para que os campeonatos estaduais do Paraná fossem realizados em zonas ou que simplesmente não contassem com equipes oriundas do norte do estado por boa parte do Século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Balieiro Crestani, Universidade Estadual de Maringá

Licenciado, Bacharel e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrando em Desenvolvimento Local pela Universidade de Pádua (Itália)

Oséias da Silva Martinuci, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá

Referências

DE ALMEIDA, M. B. Os caminhos da bola pelas estradas de São Paulo. São Paulo : Escola de Artes, Ciências e Humanidades, 2017

DE OLIVEIRA, D. Urbanização e industrialização no Paraná. Curitiba: SAMP, 2017

IBGE. Dicionário de dados: Censo Demográfico de 1960. Rio de Janeiro, 1960.

IBGE. Censo Demográfico de 1970: Documentação do arquivo. Rio de Janeiro: IBGE, 1970.

KROETZ, L. R. As estradas de ferro do Paraná. 1985. (Doutorado em História). - Universidade de São Paulo. São Paulo.

MAGALHÃES FILHO, F. de B. B. de. Da construção ao desmanche. Análise do projeto de desenvolvimento paranaense. Curitiba: Editora UFPR, 2006.

MACHADO, H. I. CHRESTENZEN, L. M. Futebol Paraná história. Curitiba: Dígitus, 1990

MASCAREHAS, G. Entradas e bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol. Rio de Janeiro: Eduerj, 2014

MEZZADRI, F. M. A estrutura esportiva no Estado do Paraná: da formação dos clubes as atuais políticas governamentais. 2000.(Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas.

MOREIRA, R. Da região à rede e ao lugar: a nova realidade e o novo olhar geográfico sobre o mundo. Etc, Espaço, Tempo e Crítica. Niterói, v.1, Nº1(3), p.55-70, 2007

MUSSALAN, R. Norte pioneiro do Paraná –formação e crescimento através dos censos. 1974. Dissertação (Mestrado em História)- Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes-Departamento de História, UFPR, Curitiba

RECENSEAMENTO de 1920. Resumo histórico dos inquéritos censitários realizados no Brazil .Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura, Industria e Commercio, Directoria Geral deEstatística, 1922. v. 1.

RECENSEAMENTO geral do Brasil 1940. Rio de Janeiro: IBGE, 1939-1950

RIBEIRO JUNIOR, J. C. Futebol Ponta-Grossense: Recortes da História. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2004.

TOMAZI, N. D. Norte do Paraná: História e Fantasmagorias. 1997. Tese (Doutorado em História) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes-Departamento de História, UFPR, Curitiba.

TRINDADE, E. M. de C.; ANDREAZZA, M. L. Cultura e educação no Paraná. Curitiba: SAMP, 2017

VENCOVSKY, V. P. Sistema ferroviario e o uso do território brasileiro: uma análise do movimento de produtos agricolas. 2006.(Mestrado em Geografia) -Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

CRESTANI, R. B.; DA SILVA MARTINUCI, O. A Constituição do Futebol no estado do Paraná Como Reflexo do Avanço Urbano e dos Transportes no Século XX. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 6, 2022. DOI: 10.35416/2022.8488. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/8488. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos