A Revista Geografia em Atos (Online) abre chamada para a Edição Especial

2021-02-08

A Revista Geografia em Atos (Online) do Departamento de Geografia, juntamente com o Grupo de Trabalho e Estudos sobre Relações Raciais - GTERR do Programa de Pós-graduação em Geografia da FCT-UNESP, abrem chamada para a Edição Especial:

 GEOGRAFIA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS:

ASSIMETRIAS E CONFLITUALIDADES NA REALIDADE BRASILEIRA

“[...] A Universidade é, ao mesmo tempo, o lugar onde se vive a continuidade sem deixar de buscar a mudança. Por isso, ainda que seja importante olhar o passado, aqueles que se mostram vivos não podem deixar de mirar o futuro. Não há Universidade sem essa música do futuro, pois, ensinar e pensar o presente é muito pouco.” (Milton Santos, O intelectual negro no Brasil, Ethnos Brasil, 2002, p. 7)

A proposta de realização desse número temático nasce das experiências de diferentes sujeitos situados, no tempo presente, no cotidiano universitário, discentes e professores dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia, Grupo de Trabalho e Coletivo sobre relações raciais, da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente. A Universidade, no contexto brasileiro, figura-se como uma das principais condições para uma dada mobilidade social, contudo, historicamente, é espaço marcado pelo banimento e exclusão de oportunidades educacionais a grupos racializados.

Sabedores de que a linguagem expressa valores socias buscamos refletir e debater, dentre uma variada agenda de importâncias e urgências, sobre a manutenção de métodos e estratégias do(a) negro(a) único(a), de como o sistema educacional se organiza de modo a desestruturar e limar as capacidades cognitivas e intelectuais, problematizar a negação do(a) negro(a) como sujeitos de conhecimento e reforçar que não se trata de capacidades, mas falar sobre oportunidades. Ainda, em como promover tais reflexões pela perspectiva Geográfica – conceitos, temas e categorias – demonstrando haver um sistema de ações intrínsecos aos arranjos espaciais desigualmente apropriados por grupos racializados.

Como nos lembra Conceição Evaristo, é um ato de traçar uma escrevivência, buscamos registrar diferentes trajetórias, histórias, relatos de experiências, a produção de conhecimento, a produção de memória a ser materializada na publicação desta edição especial. Assim, a Equipe Editorial da Revista Geografia em Atos (online), convida o(a)s autor(a) a responderem à chamada, conforme o cronograma anexo, bem como, acessar as orientações específicas para elaboração dos textos.

 

A Revista Geografia em Atos agradece, desde já, por considerar-nos como meio de compartilhar seu trabalho!

 

Com os melhores cumprimentos.

Equipe Editorial.

-------------------------------------------------------------------

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS

 

Do cronograma:

  • 10 de fevereiro a 10 de dezembro de 2021 - recebimento das propostas (artigos e relatos de experiências).
  • 1º Semestre de 2022 (previsão) – Publicação da Edição Especial no site da Revista GeoAtos.

 

Das normas e políticas editoriais.

Os autores deverão realizar o cadastro no site da revista através do link < http://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/login >, no qual deverão preencher todas as informações relativas à submissão e aos autor(a)s (não esquecer de registra-se como autor(a).

Também, deverão consultar as normas gerais para publicação conforme o template da revista, disponível no link < https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1SJdP_lCYkcererjtYr2ImjJxG-pckpzC> a adequação às normas de formatação. Em relação aos relatos de experiência, após resumo e introdução, sugere-se seções que abordem a descrição/relato do caso, seguida discussão com revisão de literatura e com considerações finais. Em prosseguimento, seguir o passo a passo para a submissão acessando o sistema através do login e senhas criados.

Após a submissão, os autores deverão enviar um e-mail para o seguinte endereço eletrônico: geoatos.editorial@gmail.com, com o título: “Edição Especial: " Geografia e relações étnico-raciais: assimetrias e conflitualidades na realidade brasileira”. No corpo do e-mail indicar: Título do texto, tipo de texto (artigo/relato de experiência), nome do(a)s autor(a)s (até 3 autores), resumo da biografia do(a)s autor(a), ORCID do(a)s autor(a)s.

Observações:

I. Todas as informações referentes à formatação e estrutura do texto estão disponíveis no template acessível na página da revista. Não alterar cabeçalho/rodapé.

II. O(a)s autor(a)s que não tiverem o seu identificador digital – ORCID, deverão realizar seu cadastro através do link <https://orcid.org/> e obter sua identificação, necessária ao cadastro no sistema da revista e condição para publicação. 

III. Os artigos encaminhados à avaliação passarão por revisão técnica para a análise de similaridade na plataforma Turnitin.  A equipe editorial confere os dados. No caso de plágio, basta um parágrafo sem a devida citação para que o artigo seja devolvido ao autor, indicando o problema. No caso de autoplágio, o máximo permitido é de 10% do texto ou 50% quando for resultado de pesquisas (IC, MS, DR, PDR – fazer indicação da natureza do texto em “comentários ao editor”). Acima disso, o artigo é devolvido, com a indicação do problema. Neste estágio, os autores poderão refazer as alterações necessárias e voltar a submeter o texto em versão atualizada para prosseguir com o calendário.

Toda movimentação da edição será informada via e-mail e deverá ser acompanhada por meio do sistema da revista.

Quaisquer outras informações, enviar mensagem para o endereço eletrônico:< geoatos.editorial@gmail.com>.

Reiteramos nossos agradecimentos por sua participação e colaboração.

 

Editores responsáveis

Rizia Mendes Mares

Mateus Fachin Pedroso

 

Presidente Prudente, SP, 8 de fevereiro de 2021.