O ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL E OS MÉTODOS TRADICIONAL E HISTÓRICO CULTURAL

Autores/as

  • Patricia da Silva Gouveia Universidade Federal de Mato Grosso
  • José Carlos Ugeda Júnior Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v28i53.8066

Resumen

A educação nos moldes escolares teve início no Brasil com os padres jesuítas durante a colonização do país e por muito tempo os temas geográficos eram abordados por outras disciplinas. A Geografia só passou a compor o currículo das escolas brasileiras a partir de 1837 e desde então passou pelas diversas reformas que aconteceram na educação. A Geografia, assim como outras disciplinas, desde sua instituição utilizou-se principalmente do método tradicional para abordar seus conteúdos, isso pode ter deixado uma herança de disciplina de descrição, conteudísta e de memorização de conteúdos. E apesar das críticas em relação a ineficácia do método tradicional, romper essa barreira é uma das principais dificuldades encontradas no ensino de Geografia da atualidade. Além disso, diante dos diversos métodos de ensino, de formas de abordagem, saber qual se encaixa melhor as características da disciplina não é tarefa fácil para os professores. Se propõe então a utilização do método socioconstrutivista, pois ele considera o conhecimento empírico do estudante construído socialmente, e a Geografia sendo uma ciência social é dever dela levar em consideração os conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes em seu cotidiano.

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Publicado

2021-11-29

Cómo citar

Gouveia, P. da S., & Ugeda Júnior, J. C. (2021). O ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL E OS MÉTODOS TRADICIONAL E HISTÓRICO CULTURAL. Formação (Online), 28(53). https://doi.org/10.33081/formacao.v28i53.8066

Número

Sección

Artigos