O ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL E OS MÉTODOS TRADICIONAL E HISTÓRICO CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v28i53.8066Abstract
A educação nos moldes escolares teve início no Brasil com os padres jesuítas durante a colonização do país e por muito tempo os temas geográficos eram abordados por outras disciplinas. A Geografia só passou a compor o currículo das escolas brasileiras a partir de 1837 e desde então passou pelas diversas reformas que aconteceram na educação. A Geografia, assim como outras disciplinas, desde sua instituição utilizou-se principalmente do método tradicional para abordar seus conteúdos, isso pode ter deixado uma herança de disciplina de descrição, conteudísta e de memorização de conteúdos. E apesar das críticas em relação a ineficácia do método tradicional, romper essa barreira é uma das principais dificuldades encontradas no ensino de Geografia da atualidade. Além disso, diante dos diversos métodos de ensino, de formas de abordagem, saber qual se encaixa melhor as características da disciplina não é tarefa fácil para os professores. Se propõe então a utilização do método socioconstrutivista, pois ele considera o conhecimento empírico do estudante construído socialmente, e a Geografia sendo uma ciência social é dever dela levar em consideração os conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes em seu cotidiano.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.