Subsídios para o Planejamento Ambiental: Estudo de caso da Bacia do Balneário da Amizade – São Paulo

Autores/as

  • Fernanda Bomfim Soares FCT/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i22.3300

Resumen

Este trabalho está relacionado à pesquisa de iniciação científica inserida no Grupo de Pesquisa em Gestão Ambiental e Dinâmica Socioespacial (GADIS), da Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, campus de Presidente Prudente, e vincula-se a projetos mais amplos desenvolvidos com apoio da FAPESP, do CNPq e FEHIDRO. De modo geral, com este trabalho pretende-se contribuir para a discussão sobre métodos de planejamento ambiental em bacias hidrográficas, como também para o gerenciamento de recursos hídricos, além de dimensionar aos gestores públicos responsáveis uma possível alternativa de recuperação ambiental. Os procedimentos metodológicos apresentados nesse artigo seguem a proposta de Rodriguez (1994) adaptada por Leal (1995), na qual incluem etapas de elaboração do Inventário, Diagnóstico Ambiental, Prognóstico e Propostas, de modo a identificar as características de uso e ocupação da bacia do Balneário da Amizade e mapear seus principais problemas ambientais. Com este artigo objetiva-se apresentar uma breve discussão teórica- metodológica sobre o tema e apresentar duas fases (organização e inventário) da metodologia de Rodriguez (1994) adaptada por Leal (1995). Os resultados finais apontam o estado de degradação ambiental atual e uma dimensão para o estado futuro da bacia, como a disposição de resíduos do solo, processos erosivos, assoreamentos dos corpos hídricos, urbanização irregular, entre outros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Bomfim Soares, FCT/UNESP

Geógrafa, Técnica em Agrimensura e mestranda em geografia pela FCT/UNESP

Publicado

2016-01-18

Cómo citar

Soares, F. B. (2016). Subsídios para o Planejamento Ambiental: Estudo de caso da Bacia do Balneário da Amizade – São Paulo. Formação (Online), 2(22). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i22.3300

Número

Sección

Artigos