UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO

Autores/as

  • Gerson Jonas Schirmer UFSM
  • Marisa Dal Ongaro UFSM
  • Ane Carine Meurer UFSM

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v25i44.4156

Resumen

Este trabalho visa apresentar algumas reflexões acerca da Educação Ambiental, em união ao aporte teórico da educação do campo sob a ótica do materialismo histórico-dialético. Para tanto, buscou-se refletir a respeito da importância da educação do campo, relacionando-a com a inserção da temática ambiental no processo de ensino-aprendizagem. A partir das reflexões teóricas realizadas concluiu-se que para que se tenha a formação de cidadãos críticos e responsáveis, empenhados numa real transformação social, do local-global-local, faz-se necessário a valorização do espaço onde estes vivem, respeitando os modos de vida de cada sujeito. Nesse contexto torna-se cada vez mais imprescindível se compreender a natureza enquanto totalidade, por meio da indissociabilidade ente o ser humano e a própria natureza em uma relação de dependência. Outro aspecto relevante é qualificar a formação especializada dos docentes que irão atuar nas escolas do campo, buscando realizar a reflexão sobre o contexto histórico-social e ambiental que vivem os educandos

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Gerson Jonas Schirmer, UFSM
    Doutor em Geografia no Programa de Pós-Raduação em geografia da UFSM. Atualmente professor da UFSM, Campus Avançado Cachoeira do Sul
  • Marisa Dal Ongaro, UFSM
    Mestranda em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria.
  • Ane Carine Meurer, UFSM
    Profª Dr. do curso de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

2018-05-22

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO. (2018). Formação (Online), 25(44). https://doi.org/10.33081/formacao.v25i44.4156