A DEFICIÊNCIA A PARTIR DO OLHAR DAS CRIANÇAS DO PROJETO DE EXTENSÃO “CAPOEIRA INCLUSIVA: GINGANDO E SUPERANDO”

Autores

  • João Paulo Cunha Ribeiro
  • Lana Ferreira de Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO - UFCAT
  • Thimoteo Pereira Cruz Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Resumo

Neste estudo propomos conhecer a compreensão de deficiência a partir do olhar das crianças sem deficiência participantes do Projeto de Extensão de “Capoeira Inclusiva: Gingando e Superando”, desenvolvido pelo Curso de Educação Física da UFG-RC. Tivemos como foco específico: a) verificar como as crianças sem deficiência retratavam a deficiência; b) caracterizar as relações entre as crianças com e sem deficiência durante as aulas de capoeira; c) identificar a percepção das crianças sem deficiência acerca de suas experiências com os colegas com deficiência. Desenvolvemos uma investigação qualitativa de abordagem descritivo-exploratória com um grupo de oito crianças sem deficiência, participantes do projeto de extensão. Os dados, coletados por meio de observação, de Grupo Focal e de desenho, foram analisados através da análise de conteúdo. A partir das verbalizações das crianças sem deficiência, constatamos que estas não possuíam uma definição clara e concisa sobre o termo deficiência, bem como a inexistência de manifestações discriminatórias acerca das diferenças das crianças com deficiência. No que se refere ao relacionamento entre as crianças, verificou-se que aquelas sem deficiência entendiam que os colegas com deficiência conseguiam realizar as tarefas solicitadas e eram habilidosos em realizar os movimentos da capoeira adaptados às limitações de cada um. Os dados nos levaram a identificar, ainda, relações de acolhimento entre as crianças com e sem deficiência. Com isso, consideramos significativo que se tenham mais investigações que apontem os olhares das crianças acerca da deficiência com vistas a desconstruir os paradigmas e preconceitos referentes às pessoas com deficiência.

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Biografia do Autor

João Paulo Cunha Ribeiro

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG/RC). Laboratório de Atividade Física Adaptada e Grupos Especiais. Bacharel em Educação Física pela Faculdade Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo pela Faculdade Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.

Lana Ferreira de Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO - UFCAT

 Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Catalão - UFCAT. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em História da Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, inclusão, formação de professores, educação e educação física escolar.

Thimoteo Pereira Cruz, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Licenciado e Bacharel em Psicologia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG/RC). Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Jataí (UFJ).

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Ribeiro, J. P. C., Lima, L. F. de, & Cruz, T. P. (2021). A DEFICIÊNCIA A PARTIR DO OLHAR DAS CRIANÇAS DO PROJETO DE EXTENSÃO “CAPOEIRA INCLUSIVA: GINGANDO E SUPERANDO”. Revista Profissional Da Associação Brasileira De Atividade Motora Adaptada, 13(1), 9–16. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/adapta/article/view/7878

Edição

Seção

Artigos