PROJETOS INTEGRADORES: VIVENCIANDO O ESPORTE ADAPTADO A PARTIR DE OFICINAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

Resumo

O esporte é um dos conteúdos mais desenvolvidos nas aulas de Educação Física, isso porque o mesmo está presente de maneira marcante em nossa sociedade e é uma das manifestações corporais mais conhecidas e vivenciadas pelas pessoas na atualidade. O esporte possui características próprias que o constitui: as regras, os materiais, os trajes e os locais específicos para sua prática. No que tange ao Esporte Adaptado (EA), modalidades esportivas foram adaptadas ou elaboradas especificamente para pessoas com deficiência. No caso em questão, esse foi o conteúdo desenvolvido em Projetos Integradores do 5º Semestre do Curso de Educação Física, com o objetivo de possibilitar o acesso e o conhecimento sobre o Esporte Adaptado, a vivência de atividades físicas adaptadas e um novo olhar sobre a inclusão social e escolar. Diante disso, foram realizadas as oficinas de Futebol de 5, Bocha Adaptada, Judô e Paravolei.  Tais práticas se constituem em uma relevante possibilidade de inclusão social e de vivência corporal, que não deve se restringir apenas a pessoas com deficiência e sim envolver a todas as pessoas por oportunizar a vivência da empatia, de superação e de adaptação do qual nosso corpo é capaz. Esse conteúdo é uma possibilidade de prática nas aulas de Educação Física para todos os alunos, com deficiência ou não. Tem ainda o potencial de provocar reflexões sobre as possibilidades e os limites do corpo humano, além da tomada de consciência sobre a relevância das diferentes modalidades esportivas. Baseados nos relatos dos alunos, compreendemos que a divulgação do Esporte Adaptado poderá contribuir e fortalecer as ações voltadas à inclusão e à cidadania. Assim, a disciplina possibilitou ao monitor reconhecer a importância do trabalho de inclusão no campo da Educação Física, suas tendências e perspectivas de implantação, fazendo com que seja pensada e praticada de fato. Também permitiu aprender que a inclusão não é simplesmente a inserção da PcD, mas também a possibilidade de vivências norteadas pelos valores da Educação Física Adaptada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Phelipe Lins de Moura, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2016-2020). Graduando em Educação Física - Bacharelado. Atualmente membro Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (NEEDI).

Downloads

Publicado

2021-12-14

Como Citar

Moura, P. L. de. (2021). PROJETOS INTEGRADORES: VIVENCIANDO O ESPORTE ADAPTADO A PARTIR DE OFICINAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Profissional Da Associação Brasileira De Atividade Motora Adaptada, 13(1), 26–35. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/adapta/article/view/7925

Edição

Seção

Artigos