COLÉGIO MILITAR 02 DE JULHO – UNIDADES I E XXVI (CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO MARANHÃO):
VENCENDO AS BARREIRAS DAS DESIGUALDADES FÍSICAS
Palabras clave:
. Pessoa com Deficiência, pelotão especial, inclusão, colégios militaresResumen
A inclusão de crianças com deficiências em colégios militares é um tema de crescente importância na educação contemporânea. Essa abordagem busca assegurar que todos os estudantes, independentemente de suas habilidades físicas, mentais ou sensoriais, tenham acesso a uma educação de qualidade em ambientes tradicionais de ensino, como os colégios militares. Esses estabelecimentos são conhecidos por sua disciplina rigorosa, excelência acadêmica e formação de caráter, o que pode representar tanto desafios quanto oportunidades únicas para a inclusão.
Os Colégios Militares administrados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão resultam de convênios firmados entre a Corporação e a Secretaria de Educação do Estado, abrangendo instituições na capital. Já no interior do estado, a colaboração é estabelecida com as Secretarias Municipais, visando oferecer um processo de ensino-aprendizagem eficaz, baseado na hierarquia e disciplina, valorizando uma rotina de trabalho que promove a liderança, a responsabilidade e o cumprimento do dever.
O desenvolvimento do trabalho realizado por estas instituições ocorre com participação da equipe pedagógica, apoio dos bombeiros militares e com a participação das famílias no ambiente escolar.
Descargas
Referencias
BRASIL. Constituição (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasil. 31 pg. 1996. Disponível em: https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2009/04/lei_diretrizes.pdf. Acessado em: 03 jul 2024.
COLÉGIO MILITAR 2 DE JULHO. Regulamento Disciplinar do Colégio Militar 2 de Julho. São Luís, MA. 43 pg. 2023.
COLÉGIO MILITAR 2 DE JULHO - UNIDADES I E ANEXO. Editais Internos. Disponível em: https://www.cmcb2dejulho.com.br/. Acessado em: 02 jul 2024.
KAFROUNI, Roberta; PAN, Miriam Aparecida Graciano de Souza. A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais e os impasses frente à capacitação dos profissionais da educação básica: Um estudo de caso. Interação, Curitiba, v. 1, n. 5, p. 31-46, 30 nov. 2001. Acessado em: 05 jul 2024.
MARTINS, Débora Lourdes; RABELO, Ricardo José. Influência da Atividade Física Adaptada na Qualidade da Vida de Deficientes Físicos. MOVIMENTUM - Revista Digital de Educação Física - Ipatinga: Unileste-MG - V.3 - N.2 – Ago/Dez. 2008. Acessado em: 04 jul 2024.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Profissional da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
