COLÉGIO MILITAR 02 DE JULHO – UNIDADES I E XXVI (CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO MARANHÃO):

VENCENDO AS BARREIRAS DAS DESIGUALDADES FÍSICAS

Autores/as

  • David Weyner Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão - CBMMA
  • Flávia Andréia Martins Castro Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão

Palabras clave:

. Pessoa com Deficiência, pelotão especial, inclusão, colégios militares

Resumen

A inclusão de crianças com deficiências em colégios militares é um tema de crescente importância na educação contemporânea. Essa abordagem busca assegurar que todos os estudantes, independentemente de suas habilidades físicas, mentais ou sensoriais, tenham acesso a uma educação de qualidade em ambientes tradicionais de ensino, como os colégios militares. Esses estabelecimentos são conhecidos por sua disciplina rigorosa, excelência acadêmica e formação de caráter, o que pode representar tanto desafios quanto oportunidades únicas para a inclusão.

Os Colégios Militares administrados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão resultam de convênios firmados entre a Corporação e a Secretaria de Educação do Estado, abrangendo instituições na capital. Já no interior do estado, a colaboração é estabelecida com as Secretarias Municipais, visando oferecer um processo de ensino-aprendizagem eficaz, baseado na hierarquia e disciplina, valorizando uma rotina de trabalho que promove a liderança, a responsabilidade e o cumprimento do dever.

O desenvolvimento do trabalho realizado por estas instituições ocorre com participação da equipe pedagógica, apoio dos bombeiros militares e com a participação das famílias no ambiente escolar.

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Referencias

BRASIL. Constituição (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasil. 31 pg. 1996. Disponível em: https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2009/04/lei_diretrizes.pdf. Acessado em: 03 jul 2024.

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Publicado

2025-07-11

Cómo citar

COLÉGIO MILITAR 02 DE JULHO – UNIDADES I E XXVI (CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO MARANHÃO): : VENCENDO AS BARREIRAS DAS DESIGUALDADES FÍSICAS. (2025). Revista Profissional Da Associação Brasileira De Atividade Motora Adaptada, 15(1). https://revista.fct.unesp.br/index.php/adapta/article/view/10544