Acessibilidade como meio de Inclusão

um estudo em espaços de práticas esportivas na cidade de Esteio - RS.

Autores

  • Maria Angélica Brandolff Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Aline Miranda Strapasson Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Educação Física, Acessibilidade, Centros Esportivos, . Pessoa com Deficiência, Barreiras arquitetônicas

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar alguns itens de acessibilidade segundo a NBR 9050 (ABNT, 2020) em centros esportivos na cidade de Esteio - RS. Dentre os centros investigados se enquadram as academias de musculação e ginástica, box de crossfit/crosstraining, studio de funcional, escola da dança e studio de pilates. Este trabalho é fonte de um estudo de caso, descritivo com abordagem qualitativa. O instrumento de pesquisa utilizado foi a aplicação de um questionário com perguntas 13 perguntas fechadas e uma aberta, ressaltando alguns pontos importantes da norma citada, como rampa de acesso, banheiro adaptado, estacionamento com identificação para as Pessoas com Deficiência (PCD), placas indicativas, informações em Braille, corrimão, além de profissionais capacitados para trabalhar com o referido público.  Os resultados revelaram que: 04 locais têm alunos com deficiência e 05 não; 04 locais possuem rampa de acesso e 05 não; 06 possuem banheiro acessível e 03 não;  nenhum local apresenta piso tátil; 03 locais possuem vagas de estacionamento com identificação para as PCD e 06 não; 05 locais possuem bebedouro acessível e 04 não; 02 locais possuem placas indicativas de acessibilidade e 07 não; nenhum dos locais possui informações em Braille e, em se tratando de corrimão/barra de segurança, apenas 03 locais oferecem esse recurso. Sobre os profissionais que trabalham nos centros analisados, verificamos que 08 são professores de Educação Física e 01 Fisioterapeuta. Além disso, 04 deles possuem capacitação para trabalhar com PCD e 05 não possuem nenhum tipo de capacitação específica. Conclui-se que os centros esportivos analisados estão parcialmente acessíveis e requerem melhorias para propiciar atendimento, inclusão e permanência das PCD.

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Biografia do Autor

Maria Angélica Brandolff, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduanda no curso de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), angelbrandolff@gmail.com

Aline Miranda Strapasson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora, Professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), aline.strapasson@ufrgs.br

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Publicado

2023-02-16

Como Citar

Brandolff, M. A., & Strapasson, A. M. (2023). Acessibilidade como meio de Inclusão: um estudo em espaços de práticas esportivas na cidade de Esteio - RS. Revista Profissional Da Associação Brasileira De Atividade Motora Adaptada, 14. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/adapta/article/view/9651

Edição

Seção

Artigos