A contribuição da revista Adapta para o campo da atividade física destinada a pessoas com deficiência visual

Autores

  • Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior Instituto Benjamin Constant
  • Carlos Eduardo Vaz Lopes Centro Universitário Universus Veritas

Resumo

O texto apresenta uma pesquisa bibliográfica, de perspectiva qualitativa, tendo como campo de busca a página virtual da revista Adapta, vinculada à Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA). Teve-se como objetivo investigar as produções que abordam as pessoas com DV publicados na revista. E como objetivos específicos: a) inventariar as publicações da revista Adapta disponíveis em acesso público em sua página virtual; b) identificar os temas e assuntos que se relacionam as pessoas com DV nas produções encontradas; c) verificar os autores e as instituições que estão envolvidas com as produções sobre a pessoa com DV. Dentre os resultados, encontramos três texto que abordam a pessoa com DV, dos 33 publicados pela revista. Apesar de apenas aproximadamente 9% das publicações investigadas abordarem a pessoa com DV, os textos trazem grande contribuição ao campo da atividade motora adaptada para esse público e nos possibilita ter uma ideia do crescimento da área, identificando as lacunas de estudos que ainda precisam de atenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior, Instituto Benjamin Constant

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) com período sanduíche na Universidade da Coruña - Espanha (Supervisor Jurjo Torres Santomé), Mestre em Ciências da Atividade Física (UNIVERSO), Especialista em Docência no Ensino Superior (UCAM), em Docência no Ensino Básico com ênfase em Educação Física Escolar (CPII), em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF), em Educação Física Escolar (UFF), em Educação Tecnológica (CEFET/RJ), e em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência (UFJF), Formado em Licenciatura Plena em Educação Física (UNISUAM). Atualmente é professor pesquisador estatutário do Instituto Benjamin Constant, onde é coordenador do grupo de Estudos e Pesquisas "Cotidianos Escolares e Educação Especial: Corpo, Currículo e Inclusão" (GPCECI). Atua como professor colaborador na Pós-Graduação em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e como professor a distância do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UNIRIO/CEDERJ/UAB. Também é membro da comissão ciêntífica do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), membro da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA) e do Grupo de Pesquisa Avaliação e Currículo (GEPAC) na UNIRIO.

Carlos Eduardo Vaz Lopes, Centro Universitário Universus Veritas

Licenciado e Bacharelado em Educação Física - UniAbeu (2006 / 2008), Especialista em Educação Física Escolar - UERJ (2014, orientado pelo Dr. Evaldo Chauvet Bechara), Mestre em Ciências da Atividade Física - UNIVERSO (2016, orientado pelo Dr. Alfredo Gomes de Faria Junior) e Especialista em Educação Física Escolar: na perspectiva inclusiva - UFRJ (2019, orientado pela Dr. Michele Pereira de Souza da Fonseca). Doutorando em Ciências do Exercício e do Esporte - UERJ-PPGCEE. Sendo professor concursado (aprovado em diversos concursos), atuando na educação básica, em cursos preparatórios para concursos públicos do magistério em Educação Física e no Ensino Superior como docente do Centro Universitário Universus Veritas, nos cursos de Educação Física (Dimensões histórico-filosóficas da Educação Física e do esporte, Dimensões do jogo, atividade motora e ludicidade) e Pedagogia (Psicomotricidade). . Tendo participado como membro da Comissão Científica do Congresso dos Professores de Educação Física Escolar, em sua VI edição e exercido a função de Diretor Adjunto (eleito, 2016).

Downloads

Publicado

2023-02-16

Como Citar

Carvalho Junior, A. F. P. de, & Lopes, C. E. V. (2023). A contribuição da revista Adapta para o campo da atividade física destinada a pessoas com deficiência visual. Revista Profissional Da Associação Brasileira De Atividade Motora Adaptada, 14. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/adapta/article/view/9439

Edição

Seção

Artigos