FLEXIBILIZAÇÃO DO PLANO DE AULA NA APRENDIZAGEM E ENGAJAMENTO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

RELATANDO A EXPERIÊNCIA

Autores

  • JULIO UFRGS
  • Aline UFRGS

Palavras-chave:

autismo

Resumo

O estudo avaliou um projeto de psicomotricidade com circuitos motores para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando promover vínculos, rotinas e autonomia. O objetivo foi analisar o desenvolvimento do plano de aula, bem como investigar a flexibilização do mesmo e suas implicações na aprendizagem e engajamento dos alunos com TEA. Foram observados dois casos: "Enzo", nível de suporte 1, apresentou engajamento e progressos na interação social e "Marcos", nível de suporte 3 , demonstrou resistência às atividades planejadas, destacando a importância de abordagens adaptativas. Os resultados indicaram que estratégias personalizadas, baseadas em interesses e necessidades individuais, podem promover avanços, mas também ressaltaram os desafios para alcançar maior adesão. A necessidade de constante adaptação e flexibilização dos planos de aula e a sensibilidade às características únicas de cada indivíduo foram evidenciadas. Conclui-se que intervenções inclusivas e flexíveis são essenciais para atender às particularidades das pessoas com TEA.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • JULIO, UFRGS

    Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande
    do Sul (UFRGS); professor de educação física especializado no atendimento a pessoas com
    autismo, atuando na Associação Pais e Amor, localizada na cidade de Cachoeirinha, RS.

  • Aline, UFRGS

    Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas; professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Downloads

Publicado

2025-07-11

Como Citar

FLEXIBILIZAÇÃO DO PLANO DE AULA NA APRENDIZAGEM E ENGAJAMENTO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA : RELATANDO A EXPERIÊNCIA. (2025). Revista Profissional Da Associação Brasileira De Atividade Motora Adaptada, 15(1). https://revista.fct.unesp.br/index.php/adapta/article/view/10729