FLEXIBILIZAÇÃO DO PLANO DE AULA NA APRENDIZAGEM E ENGAJAMENTO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
RELATANDO A EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
autismoResumo
O estudo avaliou um projeto de psicomotricidade com circuitos motores para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando promover vínculos, rotinas e autonomia. O objetivo foi analisar o desenvolvimento do plano de aula, bem como investigar a flexibilização do mesmo e suas implicações na aprendizagem e engajamento dos alunos com TEA. Foram observados dois casos: "Enzo", nível de suporte 1, apresentou engajamento e progressos na interação social e "Marcos", nível de suporte 3 , demonstrou resistência às atividades planejadas, destacando a importância de abordagens adaptativas. Os resultados indicaram que estratégias personalizadas, baseadas em interesses e necessidades individuais, podem promover avanços, mas também ressaltaram os desafios para alcançar maior adesão. A necessidade de constante adaptação e flexibilização dos planos de aula e a sensibilidade às características únicas de cada indivíduo foram evidenciadas. Conclui-se que intervenções inclusivas e flexíveis são essenciais para atender às particularidades das pessoas com TEA.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Profissional da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
