O Significado da Indisciplina no Cotidiano da Escola

Autores

  • Ana Archangelo Guimarães
  • Ana Claudia de Souza
  • Ivanice Trindade da Silva

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v6i6.117

Resumo

Esta pesquisa procurou identificar e analisar diferentes manifestações de indisciplina escolar e as razões de sua ocorrência. Ao verificarmos as freqüentes queixas de professores quanto ao comportamento de seus alunos, decidimos buscar o sentido destes comportamentos considerados indisciplinados. Optamos pelo método de pesquisa qualitativa e participante, realizando entrevistas, observações e análise das aulas de duas salas do período .vespertino em uma escola estadual. Verificamos que os atos considerados indisciplinados resultam em estigmas e perseguições, que fazem com que estes alunos, vistos como os piores da escola, introjetem esses conceitos, fragilizando a relação professor-aluno. Entretanto, notamos que mesmo a sala escolhida como a mais indisciplinada da escola, pode reconstruir sua auto-imagem, refletindo claramente as atitudes do professor em relação a ela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-12-2009

Como Citar

GUIMARÃES, A. A.; SOUZA, A. C. de; SILVA, I. T. da. O Significado da Indisciplina no Cotidiano da Escola. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 6, n. 6, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v6i6.117. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/117. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê