Competências Docentes na Educação do Futuro: Anotações sobre a Formação de Professores

Auteurs

  • Pedro L. Georgen

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v6i6.88

Résumé

O artigo instiga a reflexão sobre as competências docentes na educação do futuro e afirma que professores não são formados; eles se formam no interior da complexa economia de mas condições bio/psiquicas, de seus ideais, desejos, valores e dos desejos que lhe vêm de fora, da práxis ou da teoria. A análise resgata, ainda, as competências formuladas por Philippe Perremoud e prossegue apontando outras quatro competências docentes a serem adquiridas, na formação inicial e permanente de professores: competência de lidar com o provisório, o erro e a ilusão, competência refuntiva, competência comunicativa e competência sensitiva e ecológica sobre a égide das transformações contemporâneas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2009-12-15

Comment citer

GEORGEN, P. L. Competências Docentes na Educação do Futuro: Anotações sobre a Formação de Professores. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 6, n. 6, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v6i6.88. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/88. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê