A ESCOLA INCLUSIVA: CONCEITOS, PRÁTICAS, PROFESSORES E TECNOLOGIAS

Auteurs

  • Jordi Quintana Albalat
  • Imma Bo Barnadas

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3398

Mots-clés :

Escola inclusiva, Tecnologias Assistivas, Tecnologias para Aprendizagem e Conhecimento, Formação de professores, Compromisso

Résumé

Neste artigo apresentamos um breve panorama de conceitos, políticas e práticas que vêm ocorrendo em nossa sociedade que vão da exclusão das pessoas com deficiência ou necessidades educativas especiais até a sua inclusão. Refletimos sobre adaptação, adequação e implicações das várias estruturas organizacionais e de participação. Também revisamos praticas, estratégias e metodologias atuais usadas para abordar a diversidade dos alunos; refletimos sobre a formação de professores e o compromisso do professor; e analisamos a aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação na escola inclusiva, tanto na sua utilização como Tecnologias Assistivas, como Tecnologias para Aprendizagem e Conhecimento, ou como ferramentas cognitivas, e finalmente apresentamos algumas propostas de ação.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3398

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Publiée

2016-01-06

Comment citer

ALBALAT, J. Q.; BO BARNADAS, I. A ESCOLA INCLUSIVA: CONCEITOS, PRÁTICAS, PROFESSORES E TECNOLOGIAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 2, p. 93–111, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i2.3398. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3398. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê