Escola e Sociedade: uma análise pela ótica do fracasso escolar em Presidente Prudente

Auteurs

  • Vanessa Ananias

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v1i1.32

Mots-clés :

Fracasso Escolar, Pedagogia Libertadora, mecanismos de Seletividade, Ação Ideológica da Escola, Produção e Reprodução da Sociedade Capitalista

Résumé

Objetivando ampliar o entendimento da relação escola-sociedade via fracasso escolar, foram identificadas três categorias de pensadores sobre a questão: "Conteudísticos": identificam o problema do fracasso na discrepância entre o conteúdo elaborado socialmente pelo aluno e o trabalhado na escola. "Reprodutivistas": incompatibilidade do aluno em se adaptar as estruturas da escola. "Pessimistas": a escola atual não serve para os alunos da classe dominada: as falhas na elaboração de programas de ensino, ausência de uma pedagogia libertadora, mecanismos de seletividade desencadeados pela escola, a ação ideológica da escola na produção e reprodução da sociedade capitalista. Assim, torna-se impossível discutir o fracasso escolar como algo interno a escola, quando sua base encontra-se na sociedade.

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Publiée

2009-12-11

Comment citer

ANANIAS, V. Escola e Sociedade: uma análise pela ótica do fracasso escolar em Presidente Prudente. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 1, n. 1, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v1i1.32. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/32. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê