Multiplicidade de saberes na prática pedagógica da educação de jovens e adultos: dialogando a partir do livro didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v31i0.8327

Palavras-chave:

Livro Didático, Saberes. Prática Pedagógica, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de Mestrado realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB) sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola rural, localizada em um município de Lagoa de Dentro-Paraíba, que objetivou compreender como se dá a relação de saberes na EJA, a partir do uso Livro Didático. A problemática que norteou as discussões foi a multiplicidade de saberes que permeiam as práticas pedagógicas da EJA, tomando como pedra de toque, o Livro Didático, EJA Moderna (2013).Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e o estudo de caso foi adotado como procedimento metodológico. Primeiro, apresenta-se reflexões acerca das dimensões históricas, políticas pedagógicas, do livro didático no contexto da EJA. Em seguida, busca-se refletir sobre a prática pedagógica da EJA como espaço de interatividade de saberes. Por fim, são explicitadas situações que permite-nos compreender a sala de aula da EJA como espaço de múltiplos saberes. A título de considerações finais, o cotidiano da Educação de Jovens e Adultos revela-se como espaço plural que não se resume aos saberes dos livros didáticos; constitui saberes dotados de subjetividades, representações, intencionalidades, significados e historicidades que dão vida a uma identidade específica que engloba os saberes dos educandos/as e da professora.

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Biografia do Autor

Maria Lígia Isídio Alves, CFP/UFRB

Doutoranda em Educação e Mestre em Educação pela UFPB. Bolsista Capes/ Fapesq. Membro do Núcleo Carolina Maria de Jesus – Pesquisa e Extensão em Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora, ligado ao do CFP/UFRB.

Severino Bezerra da Silva, CFP/UFRB

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Professor Associado IV da UFPB, atuando na Graduação e Pós-Graduação em Educação, lotado no Departamento de Metodologia da Educação do Centro de Educação, Campus I; Membro do Núcleo Carolina Maria de Jesus – Pesquisa e Extensão em Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora, ligado ao CFP/UFRB.

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Publicado

01-12-2020

Como Citar

ALVES, M. L. I.; SILVA, S. B. da. Multiplicidade de saberes na prática pedagógica da educação de jovens e adultos: dialogando a partir do livro didático. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 31, p. 275–294, 2020. DOI: 10.32930/nuances.v31i0.8327. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/8327. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua