FORMAÇÃO DO LEITOR EM PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO BRASIL E PORTUGAL: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORAS
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.5081Palabras clave:
Educação Básica. Educação do leitor. Programa de formação continuada.Resumen
Este artigo tem como temática a representação de professoras sobre duas propostas de formação continuada no Brasil e em Portugal: o Programa Letra e Vida e o Programa Nacional de Ensino do Português, no que trata particularmente sobre a formação do leitor. A discussão parte de uma tese de doutorado, cujo objetivo geral foi a análise das representações de professoras sobre o Programa Nacional de Ensino do Português e sobre o Programa Letra e Vida. Nesta exposição, trazemos à análise representações das professoras investigadas sobre os impactos da formação continuada em suas práticas como formadoras de novos leitores. A pesquisa de cunho qualitativo foi realizada a partir da narrativa de dez professoras. Um dos resultados da investigação indica que as professoras assinalam mudanças e aumento na periodicidade de práticas de leitura, após a realização dos Programas, o que pode impactar positivamente no processo de formação de leitores.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.