FORMAÇÃO DO LEITOR EM PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO BRASIL E PORTUGAL: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.5081

Palabras clave:

Educação Básica. Educação do leitor. Programa de formação continuada.

Resumen

Este artigo tem como temática a representação de professoras sobre duas propostas de formação continuada no Brasil e em Portugal: o Programa Letra e Vida e o Programa Nacional de Ensino do Português, no que trata particularmente sobre a formação do leitor. A discussão parte de uma tese de doutorado, cujo objetivo geral foi a análise das representações de professoras sobre o Programa Nacional de Ensino do Português e sobre o Programa Letra e Vida. Nesta exposição, trazemos à análise representações das professoras investigadas sobre os impactos da formação continuada em suas práticas como formadoras de novos leitores. A pesquisa de cunho qualitativo foi realizada a partir da narrativa de dez professoras. Um dos resultados da investigação indica que as professoras assinalam mudanças e aumento na periodicidade de práticas de leitura, após a realização dos Programas, o que pode impactar positivamente no processo de formação de leitores. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amanda Valiengo, Universidade Federal de São João del Rei

Doutora em Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Área de estudos: Educação Infantil e Formação de Leitores e Produtores de Textos. Linha de Pesquisa: Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Especificidades da Docência na Educação Infantil. Professora Adjunta Doutora, junto ao Departamento de Ciências da Educação, Universidade Federal de São João Del Rei, MG. Endereço residencial: Rua Eurico de Oliveira, 276, São João Del Rei, MG, Brasil. Endereço Profissional: Praça Dom Helvécio, 74 - Fábricas - CEP 36301-160 - São João del-Rei (MG). Telefone: (32) 99944-0349. E-mail: ducavaliengo@gmail.com

 

Elieuza Aparecida de Lima, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Área de estudos: Formação de Professore(a)s de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Currículo, Planejamento e Avaliação na Educação Infantil, Prática de Ensino, Didática, Educação e Desenvolvimento Infantis sob a perspectiva da Teoria Histórico Cultural, Formação de Leitores e Produtores de Textos. Linha de Pesquisa: Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Especificidades da Docência na Educação Infantil. Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós-Graduação Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília, SP. Endereço residencial: Rua Laurindo Fontana, 336, Jardim Portal do Sol, 17519-390, Marília, SP, Brasil. Endereço Profissional: Avenida Hygino Muzzi Filho, 737 – Bairro Mirante, 17525-000, Marília, SP, Brasil. Telefone: (14) 99792-6981. E-mail: aelislima2013@gmail.com

Mariana Sampaio, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Mestre em Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília; Área de estudos: Educação Infantil; Linha de Pesquisa: Teoria e Práticas Pedagógicas; Professora do Ensino Fundamental na Secretaria do Estado de São Paulo. Endereço residencial: Avenida Pedro de Toledo, 760, apto. 63, Palmital, 17509-020, Marília, SP, Brasil. Endereço profissional: Rua Nair Rosilio Gutierrez, 345 – Núcleo Habitacional Nova Marilia, 17523-150, Marília, SP, Brasil. Telefone: (14) 99722-6399. E-mail:  

Publicado

2017-08-11

Cómo citar

VALIENGO, A.; DE LIMA, E. A.; SAMPAIO, M. FORMAÇÃO DO LEITOR EM PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO BRASIL E PORTUGAL: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORAS. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 2, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i2.5081. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5081. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê