ROTINAS E CULTURAS INFANTIS NA PRÉ-ESCOLA: UM ESTUDO A PARTIR DA GRAMÁTICA DAS CULTURAS INFANTIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i3.4587

Palabras clave:

Infância. Brincadeira. Educação Infantil.

Resumen

Um novo campo de pesquisa vem se consolidando no estudo da infância com a pretensão de estudar a criança por si mesma como uma categoria geracional. O conceito de culturas infantis tem ajudado a contemplar o protagonismo das crianças na construção das suas interações com outras crianças, com os adultos e com o meio material e simbólico em que estão inseridas. O presente estudo apresenta uma análise de três situações de brincadeiras desenvolvidas por crianças entre 4 e 5 anos em uma instituição de Educação Infantil. Tomando como base as proposições de Sarmento sobre a gramática das culturas infantis, pretende-se oferecer uma reflexão teórica e metodológica dos estudos da infância e propor formas de registro e análise das culturas infantis que possibilitem uma compreensão das particularidades do mundo infantil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elaine Suane Florêncio dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO/ FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO

PEDAGOGA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, MESTRA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO E A FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO, NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CULTURAS E IDENTIDADES. ATUALMENTE, ATUA COMO COORDENADORA EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

Patrícia Maria Uchôa Simões, FUNDAJ

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, na Coordenação de Estudos Educacionais onde coordena um projeto de pesquisa de avaliação do Proinfância no Nordeste e professora permanente do Mestrado Acadêmico Associado UFRPE/FUNDAJ em Educação, Culturas e Identidades. Vem desenvolvendo pesquisas sobre temáticas relacionadas à infância e à Educação Infantil e coordena o Grupo de Pesquisa Infância e Educação na Contemporeneidade. É membro do Conselho Editorial da Editora Massangana da Fundaj. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Psicologia e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação. Participa do Fórum em Defesa da Educação Infantil de Pernambuco e da Rede Estadual da Primeira Infância em Pernambuco. Reside na rua Professora Anunciada da Rocha Melo, 70, apartamento 801, no bairro da Madalena, Recife – Pernambuco, CEP 50710-390. Endereço eletrônico: pusimoes@gmail.com.

Publicado

2018-12-31

Cómo citar

FLORÊNCIO DOS SANTOS, E. S.; SIMÕES, P. M. U. ROTINAS E CULTURAS INFANTIS NA PRÉ-ESCOLA: UM ESTUDO A PARTIR DA GRAMÁTICA DAS CULTURAS INFANTIS. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 3, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i3.4587. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4587. Acesso em: 24 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos - FLUXO CONTÍNUO