CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E LETRAMENTO LITERÁRIO: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DO EDUCANDO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores/as

  • Adriana de Oliveira Henrique Colégio Pedro II
  • Flávia Vieira da Silva do Amparo UFF

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.4335

Palabras clave:

Letramento, Aprendizagem, Deficiência Intelectual, Sala de Recursos

Resumen

Dentre os muitos desafios impostos pela educação do século XXI, a inclusão dos educandos com deficiência intelectual tem se revelado uma preocupação à parte, pois implica ações que vão além da garantia ao acesso, mas instiga mudanças de paradigmas de como a escola acolhe e trabalha com as diferenças, sem recorrer à exclusão, sendo impulsionada a rever seu currículo e sua metodologia, para que sejam oferecidas oportunidades de aprendizagem e participação que qualifiquem a presença dos educandos nas classes comuns. Diante do exposto e ciente do desafio da educação inclusiva, o presente texto tem por objetivo apresentar as reflexões preliminares de uma pesquisa, em andamento, sobre uma proposta de aprendizagem e participação do educando com deficiência, envolvendo os conceitos de Letramento Literário utilizando-se como recurso mediador a Contação de Histórias. O estudo está sendo realizado em uma Sala de Recursos Multifuncionais de uma escola pública do município do Rio de Janeiro. Como referencial teórico foi adotada a perspectiva sócio-histórica, e como metodologia foi empregada a pesquisa qualitativa com enfoque na pesquisa-ação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana de Oliveira Henrique, Colégio Pedro II

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II (MPPEB-CPII). Professora dos anos iniciais da Prefeitura do Rio de Janeiro, onde atua na Sala de Recursos Multifuncionais, que atende crianças com deficiência da rede municipal. Sua área de estudos concentra-se na Educação Especial e na Inclusão, desenvolvendo pesquisa sobre a Contação de História como elemento mediador da aprendizagem de educandos com deficiência intelectual.

Flávia Vieira da Silva do Amparo, UFF

Professora Adjunta de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense e do Colégio Pedro II.

Publicado

2018-12-20

Cómo citar

DE OLIVEIRA HENRIQUE, A.; VIEIRA DA SILVA DO AMPARO, F. CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E LETRAMENTO LITERÁRIO: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DO EDUCANDO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 1, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i1.4335. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4335. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos - FLUXO CONTÍNUO