LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO Y LITERATURA INFANTIL: CONTRIBUCIONES AL DESARROLLO DE LECTORES Y ESCRITORES EN EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA

Autores/as

  • Ana Maura Tavares dos Anjos Universidade Estadual do Ceará
  • Hamilton Perninck Vieira Secretaria de Educação de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3717

Palabras clave:

La formación del professorado, La literatura infantil, Formación de lectores

Resumen

Este trabajo analiza el proceso de formación de los docentes para el trabajo con la literatura infantil para la formación de lectores en la primera infancia. Con este fin, se discute la formación de los docentes a la luz de las ideas de Imbernón (2010), y Nóvoa (1997); y en relación con el concepción de literatura infantil en anclada en Colomer (2003); Coelho (2000); Cavalcanti (2002); Amarilha (1997); y Zilberman (2003). El estudio se desarrolló a partir de una investigación cualitativa, que es parte del estudio de caso único, tal como se propone por Yin (2010), con la técnica de recolección de datos la entrevista semi-estructurada. La investigación ha demostrado que necesitamos más énfasis en los procesos de capacitación orientadas a la literatura infantil en la estera de la reflexividad. Además, el "hacer del cuenta" la literatura infantil es un elemento importante para el desarrollo integral de los niño.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Maura Tavares dos Anjos, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará e em Psicologia pela Faculdade Católica Rainha do Sertão; Especializações em psicopedagogia clínica e institucional e em gestão escolar. Mestre em educação pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é professora alfabetizadora da Prefeitura Municipal de Itapiúna, e professora do Instituto de Educação e Cultura Ceará Centro - INDUCENTRO, lecionando nos cursos de pedagogia, e Pós-Graduação Latu-senso em Psicopedagogia, Educação Infantil e Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento infantil, Formação de professores, Educação especial na perspectiva inclusiva, alfabetização, brincar, educação infantil, proposta curricular e literatura infantil. Autora de obras literárias da Coleção Prosa e Poesia do Programa Alfabetização na Idade Certa do Governo do Estado do Ceará e da coleção De casa para a escola, do projeto Semeando valores na escola e na família.Atualmente participa de pesquisa que investiga como docentes da Educação Básica que participam do PIBID se desenvolvem, iniciativa em rede (UECE, UFOP-MG e UNIFESP/SP) apoiada pelo Edital CAPES 2012 -OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO.

Hamilton Perninck Vieira, Secretaria de Educação de Fortaleza

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricu Sensu da Universidade Estadual do Ceará (2015), especialização em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará (2010), licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação para Magistério dos anos inciais do Ensino Fundamental e Administração escolar pela Universidade Guarulhos (2008) e Bacharel em Teologia pelo Seminário Vale da Bênção com concentração em Ministério (2003). Atualmente é professor pedagogo da Prefeitura Municipal de Fortaleza/Ce e membro do Observatório da Educação da Universidade Estadual do Ceará. Possui trabalhos nos seguintes temas: ensino superior - ensino fundamental - pedagogia freireana e educação - didática - formação de professores.

Publicado

2016-02-29

Cómo citar

ANJOS, A. M. T. dos; VIEIRA, H. P. LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO Y LITERATURA INFANTIL: CONTRIBUCIONES AL DESARROLLO DE LECTORES Y ESCRITORES EN EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 303–322, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i3.3717. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3717. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos - FLUXO CONTÍNUO