OS MOOCS NO MUNDO: UM LEVANTAMENTO DE CURSOS ONLINE ABERTOS MASSIVOS

Autores/as

  • Josiane Pozzatti Dal Forno
  • Graziela Frainer Knoll

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2705

Palabras clave:

MOOCs, Universidade aberta, Levantamento quantitativo

Resumen

No contexto da web 2.0 e da educação aberta, os MOOCs (Cursos Online Abertos Massivos) surgem como uma modalidade de cursos, ofertados de forma gratuita geralmente, para qualquer pessoa com acesso à internet e em qualquer lugar do mundo. O objetivo desta pesquisa é verificar como se apresentam os MOOCs na atualidade, descrevendo os cursos ofertados por diferentes plataformas em termos de: instituições credenciadas, país de origem, número total de cursos, idiomas e certificação. O levantamento quantitativo foi realizado entre agosto e novembro de 2013, com base nas plataformas: edX e OpenupEd. Os resultados demonstram certa homogeneidade nos cursos ofertados pela plataforma edX, especialmente em relação ao idioma e aos formatos empregados, o que pode ser explicado pela presença majoritária de instituições norte-americanas na plataforma, enquanto que, na plataforma OpenupEd, é constatada maior diversidade, verificada tanto nos idiomas, quanto nos formatos dos cursos.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2705

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-01-22

Cómo citar

DAL FORNO, J. P.; KNOLL, G. F. OS MOOCS NO MUNDO: UM LEVANTAMENTO DE CURSOS ONLINE ABERTOS MASSIVOS. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 3, p. 178–194, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v24i3.2705. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2705. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos - FLUXO CONTÍNUO