JOVENS E VALORES: UM ESTUDO REALIZADO EM COLÉGIO BILÍNGUE DE SÃO PAULO

Autores/as

  • Denise D'Aurea Tardeli Universidade Católica de Santos
  • Heloisa Fittipaldi Professora do Colégio Porto Seguro-SP
  • Jarbas Postal Professor do Colégio Porto Seguro-SP
  • Priscila Maria Reis Professora do Colégio Porto Seguro-SP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v23i24.1893

Palabras clave:

Adolescência, personalidade ética, valores, virtudes, moral

Resumen

Esta pesquisa descritiva, de caráter exploratório, fundamentada na teoria construtivista, realizada em escola particular e bilíngue da cidade de São Paulo, teve como objetivos: verificar que sentido os adolescentes pesquisados atribuem à vida (valores) nos âmbitos social, afetivo e pessoal, analisar a existência de transformações desses valores ao longo do Ensino Médio e comprovar se essa valoração apresenta equidade nos três currículos do colégio (brasileiro pagante, bilíngue alemão pagante e brasileiro gratuito). A amostra foi constituída por 72 jovens de 14 a 18 anos, alunos dos 1º e 3º anos do Ensino Médio de referida escola. O critério de inclusão dos alunos na pesquisa foi o sorteio aleatório com base em tabela de números equiprováveis. Com base nos resultados obtidos, podemos afirmar, em linhas gerais, que o aluno pesquisado reconhece a importância de determinados agentes sociais, apesar de duvidar da credibilidade das instituições que legitimam alguns deles; valoriza o aspecto moral e a justiça num mundo que, para ele, é considerado injusto e ameaçador; é otimista em relação ao futuro e inclui outrem ao seu projeto de vida; apesar de temer ser injustiçado, considera a vida que vale a pena ser vivida ou o amor mais importante que o ser tratado de forma justa.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v23i24.1893

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Denise D'Aurea Tardeli, Universidade Católica de Santos

Professora doutora da Universidade Católica de Santos e da Universidade Metodista de São Paulo; pesquisadora na área da psicologia moral.

Heloisa Fittipaldi, Professora do Colégio Porto Seguro-SP

Professora do Colégio Porto Seguro-SP; especialista em “Relações Interpessoais na escola e a construção da Autonomia Moral”.

Jarbas Postal, Professor do Colégio Porto Seguro-SP

Professor do Colégio Porto Seguro-SP; especialista em “Relações Interpessoais na escola e a construção da Autonomia Moral”

Priscila Maria Reis, Professora do Colégio Porto Seguro-SP

Professora do Colégio Porto Seguro-SP; especialista em “Relações Interpessoais na escola e a construção da Autonomia Moral”.

Cómo citar

TARDELI, D. D.; FITTIPALDI, H.; POSTAL, J.; REIS, P. M. JOVENS E VALORES: UM ESTUDO REALIZADO EM COLÉGIO BILÍNGUE DE SÃO PAULO. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 23, n. 24, p. 95–121, 2012. DOI: 10.14572/nuances.v23i24.1893. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1893. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê