A TERCEIRIZAÇÃO NA EXECUÇÃO DE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS: SOBRE ESCOLAS, IGREJAS E ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS IMPLEMENTANDO PROGRAMAS
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v12i13.1693Palabras clave:
Alfabetização, Educação de Adultos, Alfabetização Solidária.Resumen
Este trabalho pretende compartilhar alguns achados provisórios de pesquisa que podem resultar do interesse pelo fato da encruzilhada atual, na qual o governo Lula, na área da educação de jovens e adultos, decidiu priorizar a alfabetização de adultos, oscilando entre o modelos de terceirização pela qual a implementação de programas seria realizada por entidades diversas com as quais o Ministério está assinando convênios e o repasse de fundos diferenciados a instâncias descentralizadas de poder (municípios). As ações mostram a princípio a permanência de um paradigma que no governo FHC alcançou certo desenvolvimento e que reflete as características que as políticas sociais têm apresentado na América Latina desde a década de 1990: a descentralização, a focalização e as parcerias. Por se tratar de um estudo qualitativo, o trabalho não pretende generalizar conclusões senão mostrar as tendências observadas nesse universo.Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.