Concepção Dialética: Resgatando a Possibilidade da Luta através da Educação

Autores/as

  • Daniela Dias dos Anjos
  • Luciana Bernardino Sant'anna

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v6i6.110

Resumen

Este artigo pretende caracterizar algumas das concepções de educação presentes na sociedade capitalista. Enfocamos a concepção dialética que reconhece na escola as contradições existentes nesta sociedade. A partir desta concepção, vemos uma possibilidade de resistência à ideologia dominante presente no sistema capitalista, e que a prática docente pode ser um dos meios facilitadores da luta pela transformação da realidade, na medida em os professores se comprometam politicamente com uma formação que conceba os alunos enquanto seres humanos; não somente preocupados em instrumentalizá-los para o mercado de trabalho, mas procurando desenvolver uma formação humana, crítica, não fragmentada; e que procurem realizá-la nas condições escolares existentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2009-12-15

Cómo citar

ANJOS, D. D. dos; SANT’ANNA, L. B. Concepção Dialética: Resgatando a Possibilidade da Luta através da Educação. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 6, n. 6, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v6i6.110. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/110. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê