Sustentabilidade Financeira

Nuances: Estudos sobre Educação (A3) – Compromisso com a Ciência Aberta e a Qualidade na editoria científica.

Não há cobrança de taxas de submissão.

A Nuances: Estudos sobre Educação é uma Publicação Contínua (a partir de 2022) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) - Qualis A3 (2017-2020).

Indexada no JCR Web of Science. Nossa missão é garantir que o conhecimento acadêmico seja amplamente disseminado, seguindo os princípios da Ciência Aberta, Acesso Aberto e Ética na Publicação Científica.

 

Compromisso com a Ciência Aberta e a Ética na Publicação

A Nuances: Estudos sobre Educação (A3) adota políticas editoriais alinhadas à Ciência Aberta, promovendo a transparência, colaboração e reprodutibilidade da pesquisa científica. Seguimos rigorosamente as diretrizes de ética e integridade acadêmica, com base nas recomendações do COPE (Committee on Publication Ethics) e demais órgãos reguladores:

  • Acesso Aberto: Todos os artigos publicados na RPGE estão disponíveis gratuitamente, sem barreiras financeiras ou institucionais, ampliando o impacto da pesquisa;

  • Direitos Autorais: A revista utiliza licenças abertas, permitindo que autores mantenham seus direitos sobre suas publicações;

  • Integridade Acadêmica: Todos os manuscritos passam por avaliação duplo-cega (double-blind peer review) para garantir imparcialidade e rigor científico.

 

Responsabilidade Editorial e Sustentabilidade do Acesso Aberto

Visando a qualidade e sustentabilidade das publicações, a gestão dos processos editoriais da Nuances: Estudos sobre Educação (A3) alinha-se aos processos de editoração cien´tifica.

manutenção das atividades editoriais em um modelo de Acesso Aberto de qualidade exige infraestrutura e recursos contínuos, incluindo:

  • Revisão de idiomas, tradução e normalização;
  • Diagramação e editoração eletrônica (DOI, XML, HTML, ePUB);
  • Curadoria de metadados e padronização para indexadores internacionais;
  • Divulgação científica e editoração de vídeos para promover os artigos publicados, manutenção de redes sociais e demais serviços para o marketing científico.

Embora o modelo de financiamento público da atividade editorial no Brasil seja uma referência global, ele ainda é insuficiente para cobrir todas as demandas de um periódico científico de alto impacto. Por isso, a Nuances: Estudos sobre Educação busca constantemente editais de apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp (PROPe Unesp) e do CNPq, garantindo que parte dos serviços editoriais seja financiada por essas instituições, mesmo não sendo suficientes para o processamento da editoração científica.