PIBID, EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CENTRADAS NAS CRIANÇAS

Autores

  • Rodrigo Lema Del Rio Martins UFES
  • Bianca Andreatta Scottá UFES
  • André Da Silva Mello UFES

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3967

Palavras-chave:

Protagonismo. Práticas pedagógicas. Educação Física. Educação Infantil.

Resumo

Analisa as práticas pedagógicas de licenciandos em Educação Física participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), focalizando os pontos de convergência dessas práticas com a concepção de infância que orienta o programa. Utiliza a pesquisa-ação colaborativa como metodologia, que foi desenvolvida em um CMEI de Vitória/ES, por um período de seis meses, totalizando 40 encontros. Os dados foram produzidos por meio da observação participante, sistematizada em diário de campo, narrativas dos bolsistas de iniciação à docência do Pibid/EF e imagens iconográficas. Verificamos que as práticas pedagógicas dos licenciandos, construídas na relação colaborativa entre os sujeitos da Educação Básica e da universidade, convergiram com a concepção de infância adotada pelo Pibid/EF, pois consideramos crianças como produtoras de cultura e protagonistas nos processos de ensino-aprendizagem empreendidos pela Educação Física na Educação Infantil.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3967

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Lema Del Rio Martins, UFES

Pesquisador do Proteoria.

Mestre em Educação Física pela UFES

Professor da Rede Pública Estadual do Espírito Santo e da Rede Municipal de Ensino de Vitória/ES.

Bianca Andreatta Scottá, UFES

Pesquisadora do Proteoria.

Licenciada em Educação Física pela UFES.

André Da Silva Mello, UFES

Pesquisador do Proteoria.

Doutor em Educação Física pela UGF/RJ.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFES.

Downloads

Publicado

10-05-2016

Como Citar

MARTINS, R. L. D. R.; SCOTTÁ, B. A.; MELLO, A. D. S. PIBID, EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CENTRADAS NAS CRIANÇAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 1, p. 46–66, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v27i1.3967. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3967. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê