O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE SÉRIES E AS CRIANÇAS DE SEIS ANOS

Authors

  • Maria Malta Campos

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v14i15.155

Keywords:

educação básica, educação infantil, pré-escola, idade de ingresso na primeira série, ensino fundamental de nove anos.

Abstract

O artigo discute as medidas de política educacional que anteciparam a idade de ingresso na primeira série do ensino fundamental para seis anos e ampliaram a duração dessa etapa obrigatória da educação básica de oito para nove séries. Inicialmente, essas mudanças são examinadas numa perspectiva comparada, a partir de dados sobre 41 países da América Latina e Caribe, divulgados em documento da OREALC/UNESCO (2007). A maioria desses países adota idades abaixo dos sete anos para o início da educação primária e muitos definem a duração da escolaridade obrigatória em nove anos ou mais. Em seguida, o artigo analisa a posição da educação infantil no conjunto das etapas da educação básica, no Brasil, com base em dados de matrículas do Censo Escolar de 2005, discutindo a importância relativa da educação infantil e o problema das distorções idade/série até o primeiro segmento do ensino fundamental. Finalmente, o artigo aponta os principais desafios que essas mudanças colocam para as redes escolares, quanto à organização das escolas, formação dos professores e currículos.

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Published

2010-03-08

How to Cite

CAMPOS, M. M. O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE SÉRIES E AS CRIANÇAS DE SEIS ANOS. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 14, n. 15, 2010. DOI: 10.14572/nuances.v14i15.155. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/155. Acesso em: 26 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê