As Implicações da Educação Física Frente à Hierarquia dos Saberes Escolares
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v6i6.120Abstract
Este artigo retrata a historicidade do componente curricular Educação Física, bem como reconhece a posição de inferioridade e de marginalidade desse componente frente à hierarquia do saber escolar. Discute-se ainda a questão da formação dos/as futuros/as profissionais da educação desta área do conhecimento que, além de precária, acaba por contribuir para com a perpetuação do status quo. Analisa a Educação Física frente aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), que por sua vez, são fruto do MEC (Ministério da Educação e do Desporto) com base na Nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira). Por fim, busca-se realçar alternativas viáveis para conscientização dos/as futuros/as profissionais, a fim de extinguir o viés da hierarquia dos saberes que prima pela valorização de um/s determinado/s componente/s em detrimento de outros.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.