Pedagogia histórico-crítica e a educação escolar das pessoas com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v31iesp.1.8291

Palavras-chave:

Pessoas com Deficiência, Educação Inclusiva, Pedagogia Histórico-Crítica, Práxis Pedagógica

Resumo

O propósito deste texto é discutir a relação entre o movimento histórico, social e educacional da Educação Inclusiva no Brasil e a proposta da Pedagogia Histórico-Crítica como práxis pedagógica, no sentido da compreensão e da superação da exclusão escolar generalizada, ainda presente em nosso país. Para a Pedagogia Histórico-Crítica, a superação da sociedade de classes e das desigualdades por ela produzidas é uma condição fundamental para que a diversidade humana se realize de forma plena e radical. Partindo da realidade da educação Inclusiva no Brasil, seus impasses e suas conquistas, o texto aborda os desafios e possibilidades da formação humana com escola para todos, em salas de aula que devem, efetivamente, atender às singularidades de seus alunos em direção ao domínio dos conhecimentos que a humanidade desenvolveu e a ciência, a filosofia e as artes sistematizaram. Em seguida, reflete-se, com os fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, que uma teoria pedagógica revolucionária deve mediar, por meio da obra da cultura, o desenvolvimento mental dos indivíduos, promovendo saltos de qualidade no desenvolvimento humano. O texto finaliza apontando a contraposição ao que propõe os “Projetos de Escolas sem Partido” que procuram restringir e eliminar o debate de ideias e as possibilidades do pensamento plural. Insiste-se na necessidade do estabelecimento de condições para que as “muitas vozes” sociais manifestem e apresentem suas explicações para os problemas concretos que afligem as pessoas com deficiência e as demais minorias sociais.

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Biografia do Autor

Anna Maria Lunardi Padilha, UFF/RJ

Doutorado em Educação, na linha de pesquisa Conhecimento Linguagem e Arte pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP/SP. Docente na Universidade Federal Fluminense. IPHEM/Rio de Janeiro.

Régis Henrique dos Reis Silva, UNICAMP/SP

Docente no Departamento de Filosofia e Histórica Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/Campinas-SP. Doutor em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

01-12-2020

Como Citar

PADILHA, A. M. L.; SILVA, R. H. dos R. Pedagogia histórico-crítica e a educação escolar das pessoas com deficiência. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 31, n. esp.1, p. 103–125, 2020. DOI: 10.32930/nuances.v31iesp.1.8291. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/8291. Acesso em: 26 abr. 2024.