NUVEM DE PALAVRAS E MAPA CONCEITUAL: ESTRATÉGIAS E RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Jacqueline Lidiane de Souza Prais Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Vanderley Flor da Rosa Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i1.4833

Palavras-chave:

Recurso tecnológico, Tecnologias de Informação e Comunicação, Prática Pedagógica.

Resumo

Este trabalho discute a utilização da nuvem de palavras e do mapa conceitual como estratégias pedagógicas a partir do uso de recursos tecnológicos como o Wordle® e CmapTools®. A aplicação dessas ferramentas tecnológicas ocorreu em um curso de extensão visando à formação de professores para a inclusão e, portanto, foram empregadas para ensinar e para avaliar a apropriação do conteúdo desse processo formativo: a inclusão educacional.  A questão principal de investigação é: de que forma licenciandas em Pedagogia percebem a utilização da nuvem de palavras e do mapa conceitual como atividades didáticas? Para isso, foi utilizada a pesquisa do tipo intervenção pedagógica, a coleta de dados feita por meio de questionários, diário de campo e atividades desenvolvidas, sendo os dados interpretados pela análise de conteúdo. Os resultados indicaram que as atividades didáticas promoveram a familiaridade com o uso de TIC no processo de ensino e de aprendizagem, e que contribuíram para a sistematização e a apropriação do conteúdo do curso de extensão como uma ação didática formativa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio (UENP/CCP) em 2011. Especialista em Educação Especial Inclusiva (2012-2013) e em Políticas Públicas para a Educação(2013-2014), ambas pela UENP/CCP. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus de Londrina. Experiência profissional como Educadora Infantil na Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio, professora da Educação Infantil em Serviço Social do Comércio (SESC) e docente no regime CRES na UENP - Campus de Cornélio Procópio. Atualmente é docente substituta do magistério federal na UTFPR/LD. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação - GEPEDUC na linha de formação de professores e pesquisadora no Observatório de Politicas Públicas na linha de políticas de formação docente. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Educação Especial, inclusão educacional, organização da atividade de ensino.

Vanderley Flor da Rosa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação, na linha de pesquisa 'Políticas Públicas e Administração da Educação Brasileira', pela UNESP - Câmpus Marilia (2011). Possui Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo - ICMC/USP (2001). Possui graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Física pelo Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (1988), graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Norte do Paraná (1993), especialização em Administração da Engenharia de Software pela Universidade Norte do Paraná (1995), especialização em Educação Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1996), especialização em Informática na Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1998). Atualmente é professor da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Cornélio Procópio e professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN (UTFPR Câmpus Londrina). Tem experiência na área de Educação e Ciência da Computação atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Distribuída, Educação a Distância, Informática na Educação, e ainda: Avaliação e Gestão de sistemas, instituições, planos e programas educacionais, Educação Profissional, Acessibilidade e Educação Inclusiva. Participante do Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Públicas. 

Downloads

Publicado

14-04-2017

Como Citar

PRAIS, J. L. de S.; ROSA, V. F. da. NUVEM DE PALAVRAS E MAPA CONCEITUAL: ESTRATÉGIAS E RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 1, p. 201–219, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i1.4833. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4833. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO