PENSANDO A LICENCIATURA NA UNESP
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v9i9/10.405Resumo
O presente texto foi elaborado por Comissão de Estudos de Formação de Professores, instituída por Portaria do Reitor da UNESP (de 6/05/2002), para elaborar documento destinado a: propor sugestões para um perfil geral comum de projeto pedagógico e organização curricular dos cursos de licenciatura da UNESP; assessorar os coordenadores de cursos na elaboração dos projetos pedagógicos e das propostas de organização curricular dos cursos de licenciatura. O documento insiste na necessidade de:
- valorizar a trajetória da UNESP na área de formação de professores, construindo projetos político-pedagógicos diferenciados;
- preservar a qualidade dos cursos, mantendo sua duração e base teórica sólida;
- institucionalizar as relações universidade - escola pública, fomentando real parceria na formação de educadores;
- construir uma real integração teoria-prática, articulando as práticas e estágios com todas as disciplinas do curso - quer as de natureza pedagógica, quer as voltadas para conteúdos específicos de modo que as atividades práticas sejam baseadas em reflexões teóricas e intencionalizadas para a formação do docente.
- rever normas vigentes na UNESP que impedem a construção de projeto inovadores.
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