ALFABETIZAÇÃO NAS DÉCADAS DE 1950-1980, SEGUNDO REGISTROS DE MEMÓRIAS: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A PRESENÇA E SIGNIFICADO DA FAMÍLIA NO PERÍODO DA ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Josefa Aparecida Gonçalves Grigoli

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v9i9/10.397

Resumo

Neste trabalho são apresentados resultados de um estudo sobre Memórias da Alfabetização. A análise dessas memórias foi orientada pelas  seguintes questões: (1) Quais lembranças do período da alfabetização ficaram registradas na memória dos participantes e quais os sentimentos a elas relacionados? (2) Que temas são recorrentes nelas? (3) Como a família e as relações familiares comparecem nas memórias? Considerando a diversidade dos  sujeitos quanto à procedência (diferentes regiões do país) e à época em que foram alfabetizados (décadas de 50 a 80) acredita-se que as memórias expressem
diferentes representações acerca  da escola e das suas práticas, dos métodos de alfabetização e  das experiências vividas, no espaço da escola e nas relações familiares. A análise desses registros tem possibilitado resgatar, sob um enfoque singular, alguns traços significativos da história da alfabetização, das práticas das professoras e da cultura escolar e familiar, ao longo dessas quatro décadas, na escola brasileira.

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Publicado

04-07-2011

Como Citar

GRIGOLI, J. A. G. ALFABETIZAÇÃO NAS DÉCADAS DE 1950-1980, SEGUNDO REGISTROS DE MEMÓRIAS: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A PRESENÇA E SIGNIFICADO DA FAMÍLIA NO PERÍODO DA ALFABETIZAÇÃO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 9, n. 9/10, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v9i9/10.397. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/397. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê